Categorias
Pão e Pizzas Saudável

Pão caseiro integral

Hoje trago uma receita de “Pão caseiro integral”, para você comer ao seu pequeno-almoço, ou fazer umas deliciosas sandes, a receita deste pãozinho é muito fácil de fazer e fica um pão com a casquinha crocante mas muito macio, fofinho e saboroso e o melhor é que é feito sem grande esforço…

Fazer pão em casa não é um bicho de sete cabeças, além de ser uma delícia, esse pão aqui é cheio de fibras e tem uma textura incrível. O segredo deste pãozinho é a combinação de farinha de trigo com farinha de trigo integral. O toque especial fica por conta da cobertura com aveia, que ajuda a formar uma casquinha crocante. Experimentem!

Ingredientes
  • 200 gramas de farinha de trigo T65
  • 200 gramas de farinha de trigo integral
  • 250ml de água morna
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá rasa) de sal
  • 1 pacote de fermento biológico seco (11g)
  • aveia para decorar (opcional)
Preparação

Pão caseiro integral

Deite na taça da batedeira as farinha e o fermento mexa um pouco junte o azeite, a água morna aos poucos, bata com a batedeira em potência média, e vá colocando a água até obter uma massa consistente.

Agora acrescente o sal e bata por uns 5 minutos até que fique uma massa lisinha e que grude ligeiramente.

Unte uma taça com um pouco de azeite, retire a massa da taça da batedeira e deite na taça que untou, tape com película aderente, cubra com um pano e deixe a levedar até dobrar de volume num sítio sem correntes, por exemplo dentro do forno desligado.

Depois da massa ter levedado coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro retire a massa da taça retire-lhe o ar e dei-a o formato do pão a seu gosto.

Cubra novamente com papel vegetal e com um pano e deixe levedar mais uns 30 a 40 minutos.

10 minutos antes de acabar o tempo de levedar ligue o forno a 200ºC para aquecer bem.

Faça um corte a meio com uma faca afiada ou um estilete próprio para o pão, humedeça o pão com um pouco de água (veja como fiz no vídeo) e por cima coloque aveia para decorar e ficar mais bonito Mas é opcional se não tiver ou não gostar não coloque.

Leve ao forno que já está quente por uns 35 a 40 minutos, mas cada forno é um forno e por isso vigie o seu pãozinho, para saber se está cozido bata no fundo do pão se tocar a oco pode retirar.

Retire para cima de uma grade e deixe arrefecer completamente, se conseguir eu gosto de pão quentinho.

Depois de frio é só partir uma fatia deste pão delicioso e muito fofinho que fica com a casquinha crocante mas muito macio por dentro.

Bom apetite!

Leia também: receita de pão de leite em rolinhos.