Dicas de como cozinhar legumes

Dicas de Como Cozinhar Legumes

Vocês já devem saber que muitos legumes e verduras, quando são cozidos, podem perder grande parte das suas vitaminas e, portanto, do seu potencial nutritivo. Hoje vou colocar aqui alguns truques e dicas para nos ajudar…

1- Antes de lavar os legumes, deixe-os mergulhados na água com um pouco de sal e vinagre durante dez minutos. Assim, se tiverem algum bichinho, subirá à superfície da água, facilitando a limpeza. Esse procedimento é óptimo, especialmente para limpar a couve-flor ou o brócolos.

2- Cozinhe os legumes sempre que possa a vapor, assim eles não perdem o valor nutritivo. Mas se utilizar água no cozimento dos legumes, coloque pouca água, ao colocar uma quantidade menor de água e tapar a panela, ela não irá evaporar muito rápido e favorecerá o cozimento dos legumes sem a perda de muitos nutrientes. Esse efeito será parecido com o do cozimento no vapor.

3- Ao cozinhar verduras, coloque uma colher de açúcar para manter a cor e o sabor naturais. Não use bicarbonato de sódio, pois ele elimina as vitaminas das verduras.

4- Quando cozinhar as hortaliças com um cheiro forte, como a couve-flor e o repolho, acrescente à água uma colher de sopa de leite.

5- Para retirar o cheiro das verduras quando as estiver a cozer, basta colocar uma côdea de pão na água da cozedura.

6- Para tirar a pele do pimento, aqueça directamente ao lume, segurando-o com um garfo com cuidado para não se queimar.

Pode também aproveite a água que sobrou do cozimento dos legumes para adicionar em caldos, para sopas, cozimento do arroz, feijão e outros, com este aproveitamento ganha sabor e adiciona mais nutrientes ao seu cozinhados nutritivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *