Categorias
Curiosidades

Dicas do Fermento fresco e Fermento seco

Na hora de fazer os pães, a receita precisa ser certeira e quando se trata de fermento biológico, então não dá para errar mesmo na medida se a gente quiser uma massa bem fofa e que cresça bem…

O que é fermento

Fermento é um agente capaz de produzir fermentação. A levedura é o fermento natural mais conhecido, ela é um fungo como o bolor e o cogumelo. Existem mais de 850 tipos de leveduras, sendo Saccharomyces cerevisiae a mais utilizada na fabricação de álcool combustível (etanol), bebidas alcoólicas (cachaça, cerveja e vinho) e pão.

Quando misturado em farinha com água, a levedura se alimenta do amido encontrado na farinha, produzindo dióxido de carbono. O dióxido de carbono expande as proteínas do glúten da farinha e faz com que a massa cresça.

Se você tem dúvidas sobre fermentos, da substituição do fresco pelo seco e vice versa, preste atenção na dica para fazer seus pães um sucesso.

Fermento fresco e seco

O fermento fresco é 3 vezes mais fraco que o seco, por isso toda vez que a receita pedir por fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 da medida de seco.

Por exemplo: a receita pede 15 gramas de fermento fresco (aquele que vai no frigorífico), então você vai usar 5 gramas de seco (aquele de pacotinho e parece um farelo).

Vale lembrar também que 1 tablete de fermento biológico fresco (15 g) equivale a 1/2 colher de sopa (5 g) de fermento seco.

Sobre os fermentos biológicos

Todos os fermentos industrializados que você compra no supermercado são a levedura “Saccharomyces cerevisiae” em diferentes formas: tabletes, em grãos ou um pó.

Você sabia que o açúcar é o alimento dos fermentos? O sal, pelo contrário, atrasa o processo de fermentação. Com relação à duração, o seco não necessita de refrigeração e tem validade de aproximadamente 6 meses, já o fresco dura por até 15 dias dentro do frigorífico.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *