Categorias
Curiosidades

O gengibre protege a saúde, emagrece e não só

Gengibre protetor do sistema imunitário, cujas propriedades ajudam a emagrecer e melhoram o sistema digestivo e contrariam o risco de cancro do cólon e do reto…

O gengibre é uma raiz que vem sendo utilizada durante séculos como fitoterapêutico e potenciador de sabor como tempero dos alimentos. Não é à toa que é recomendado tomar algumas doses de chá com o ingrediente quando está com gripe.

Os benefícios deste alimento para a saúde são principalmente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como câncer cólon-retal. A seguir conheça alguns benefícios desse alimento para o organismo.

Superpoderes do gengibre

Regula a pressão arterial e o sangue? Devido a sua capacidade de adaptação no corpo, o gengibre pode regular a pressão em pessoas que possuem pressão alta. Isso pode acontecer porque atua inibindo a formação de placas de gordura nos vasos, aumentando a sua elasticidade e favorecendo a circulação. Além disso, é capaz de afinar o sangue, tornando-o mais fluido e melhorando o fluxo de sangue no corpo.

OBS: Pessoas com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão só devem consumir gengibre de acordo com orientação médica, pois ele pode interferir com o efeito do remédio, descontrolando a pressão.

Ajuda na na perda de peso? Os benefícios para a dieta advêm do seu potencial termogénico, em que o alimento produz calor no corpo, forçando-o a gastar mais calorias e, consequentemente, auxilia na perda de gordura corporal. Mas só vai ser verdadeiramente útil para emagrecer se a pessoa fizer dieta e atividade física.

É afrodisíaco? Sim, por promover o aumento da temperatura corporal, o alimento contribui para a vasodilatação, facilitando a ereção no caso dos homens e intensificando a sensibilidade do clitóris nas mulheres.

Prevenção de doenças? Sim, a raiz também tem ação antioxidante, combatendo os efeitos dos radicais livres na pele e na saúde, ao prevenir doenças. Está comprovado que a esta planta atua na prevenção do cancro do cólon e do reto, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

Aumenta imunidade? Sim raiz também tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica, combatendo a proliferação de vírus e bactérias no organismo, sendo usado na composição de inúmeros medicamentos. A raiz tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, constipações, cancro e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

Contudo, é necessário ter em atenção que apesar das melhorias gastro-intestinais alguns indivíduos demonstram efeitos secundários tais como sensação de ardor gastro-esofágico, diarreia, flatulência ou dores abdominais.

Informação Nutricional do gengibre

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de gengibre:

Composição nutricionalQuantidade
Valor energético80 kcal
Proteínas1,8 g
Carboidratos18 g
Gorduras0,8 g
Fibras2 g
Aguá78.89 g
Vitamina C5 mg
Vitamina B60.16 mg
Potássio415 mg
Magnésio43 mg

Para aproveitar os benefícios do alimento pode adicioná-lo em chás, iogurtes, sumos ou batidos, na confeção de pratos ou saladas.