Categorias
Carne

Lombo assado com ketchup

Uma receita de carne de porco “Lombo assado com ketchup”, uma receita de lombo assado um pouco mais saudável, mas que fica tão deliciosa e a carne muito suculenta…

É cozinhada com uma única gordura saudável, que é o azeite. O lombo de porco é uma carne branca, que tem muito pouca gordura, e o ketchup, dá-lhe um toque muito especial além de lhe dar também aquela cor dourada lindíssima. Assim, como o lombo os legumes também cozinhados com este ingrediente ficam mesmo muito saborosos. Experimentem!



Ingredientes
  • 800 gramas de lombo de porco
  • 200 gramas de ketchup
  • 1 copo pequeno de conhaque
  • 500 gramas de batatas
  • 2 cenouras médias
  • 1 cebola média
  • 1 bom fio de azeite
  • sal q.b.
  • pimenta de 5 bagos moída q.b.
  • piripiri em pó q.b.
  • pimentão doce ( colorau ) q.b.
  • alho em pó q.b.
  • 50ml de vinho branco
Preparação

Lombo assado com ketchup

De véspera tempere o lombo com sal, pimenta, pimentão doce, piripiri em pó, alho em pó e o vinho branco, tampe a taça e leve para o frigorífico de um dia para o outro.

No dia seguinte, coloque uma frigideira anti aderente com azeite, escorra a carne da marinada (reserve-a) e leve ao lume o pedaço de lombo para selar de todos os lados, (se a frigideira não tiver uma tampa, tape com papel de alumínio, para não saltar e sujar o fogão todo).

Sele o lombo em fogo alto, de modo que se forme uma crosta, para que depois ao cozinhar ele cozinhe em seu próprio suco sem o secar. Uma vez bem selado retire do fogo e coloque o lombo num tabuleiro que vá ao forno (reservando a frigideira sem a lavar).

Deite o copo de conhaque e adicione o ketchup por cima, e leve ao forno pré-aquecido a 200º C.

Entretanto descasque as batatas e corte-as em cubos grandes, a cenoura ás rodelas grossas e a cebola em fatias.

De vez em quando vigie o lombo no forno, regue-o com a marinada, aonde o lombo esteve a marinar, e que reservou.

Vire o lombo sempre que precisar e regue-o com o próprio caldo, que vai formando desta forma, o lombo fica com uma cor bem douradinha por todos os lados.

Coloque os legumes na frigideira, onde levou a carne a selar (não precisa de lavar a frigideira, assim fica com todos os sabores da carne), tempere com sal e pimenta a gosto, e leve ao lume para ir salteando os legumes.

Vá mexendo os legumes para irem cozinhando todos por igual, e quando reparar que eles estão a ganhar uma cor dourada, adicione 1 copo pequeno de água, e deixe ferver.

Quando começar a ferver, retire do fogo adicione os legumes ao lombo com o caldo junto, leve novamente ao forno para acabar de cozinhar tanto o lombo como as batatas, mais ou menos por uns 30 minutos.

Se reparar que a carne está a secar demasiado adicione, um pouco de água, (mas vá colocando aos pouqinhos mesmo).

Ao todo o lombo demorou cerca de 1 hora, a ficar assado como eu gosto.

Retire o lombo para uma tábua, e fatie em fatias finas, e sirva para uma travessa junto com os legumes.

Depois é só se deliciar com este prato bem suculento e delicioso de lombo de porco, um pouco diferente do habitual, acompanhado com um arroz branco e uma boa salada.

Bom apetite!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *