Categorias
Bolos e Doces Cozinha Portuguesa

Leite creme tradicional

Leite creme tradicional, uma sobremesa tradicional bem à portuguesa, uma receita rápida e fácil de preparar, muito comum nos lares e restaurantes portugueses…

Quem é que não gosta um bom leite creme caseiro, e encerrar uma refeição com esta delícia de receita e bem tradicional, as coisas mais simples são as melhores, podem ter a certeza. Caso goste do leite creme mais espesso pode aumentar ligeiramente a quantidade de farinha, ou ao contrário se gostar dele mais cremoso retire um pouco à farinha. Esta receita é que eu aprendi já à muitos anos, era eu uma menina com minha mãe. Experimentem!

Ingredientes
  • 1 litro de leite
  • 6 gemas
  • 120 g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de farinha maizena
  • 1 casca grande de limão
  • 1 pau de canela
  • açúcar q.b.
Preparação

Leite creme tradicional

Num tacho, misture muito bem as gemas com a farinha maizena.

Junte o açúcar e misture tudo. Aos poucos, acrescente o leite. Por fim, acrescente a casca de limão e o pau de canela.

Leve ao lume baixo, mexendo sempre até começar a borbulhar. Logo que comece a borbulhar, deixe por 1 minuto e apague o lume, retire a casca de limão e o pau de canela.

Coloque o leite creme numa travessa ou em tacinhas. Depois de frio e na hora de servir, polvilhe com açúcar e queime-o com um ferro próprio para o efeito.

Para queimar o leite creme deixe-o primeiro arrefecer.

Coloque à volta de 100 g de açúcar por cima do leite creme e com um ferro a ferver toque ao de leve no açúcar, para formar uma crosta estaladiça como pode ver na vídeo (o leite-creme só deve ser queimado na altura que vai servir).

Depois é só saborear esta deliciosa sobremesa bem tradicional e se deliciar.

Bom apetite! Boas Festas!

DICA: Se não gostar de leite creme com o açúcar queimado, pode polvilhar com canela, que fica muito bom também, cá em casa até apreciamos mais.

Leia também: receita de leite creme com farinha custard.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *