Costelinha de porco estufadas no tacho, receita simples, sem segredos, feita com calma para se conseguir atingir aquele sabor esperado…
Uma refeição muito reconfortante e muito saborosa. Umas deliciosas costelinhas com uma cor linda e desmanchando, soltando do osso.
Ingredientes
- 1 Kg de costela de porco
- 3 colher (sopa) azeite
- 2 cubos de caldo de carne
- 2 dentes de alho
- 1 colher (sopa) massa de pimentão
- 1 folha de louro
- Pimenta preta ou piripiri q.b.
Preparação
Costelinha de porco estufadas
Comece por retirar o excesso de gordura da carne (se possível, escolha um costelinha de porco bem carnuda, com mais carne do que gordura), corte a costela separando cada osso, lave e reserve.
Dissolva os cubos de caldo de carne em meio litro de água quente e reserve.
Numa panela de ferro, coloque o azeite e alhos (previamente laminados), e frite-os. Assim que começarem a dourar junte as costelas, e em fogo alto, refogue as costelas até que elas fiquem levemente douradas de todos os lados.
Depois de refogar, junte caldo de carne que anteriormente reservou, a massa de pimentão, o louro e tempere com pimenta preta ou piripiri a gosto. Mexa um pouco para soltar os sabores do fundo do tacho. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a secar.
Nota: Não tempere com sal, o caldo e a massa de pimentão já contem bastante sal, e se começar a colar no fundo do tacho antes que a carne esteja no ponto, adicione um pouco de água para não queimar.
Quando a carne estiver no ponto, desligue o lume, e sirva quente com uma massa seca tipo espaguete ou com um acompanhamento a gosto. Bom apetite!
Leia também: receita de costelinha assada no forno.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!