Categorias
Curiosidades

Como organizar o frigorífico para que a comida dure mais

Saber como organizar o frigorífico resulta em menos desperdício alimentar e é uma das maneiras simples de poupar dinheiro ao seu orçamento familiar…

Olha para o seu frigorífico acha que está organizado de uma forma que permite que a sua comida dure mais?

Por exemplo, colocar o leite na porta do frigorífico faz com que dure menos e certamente este não é o único alimento que guarda mal no frigorífico.

O site “Good Housekeeping” dá uma ajudinha explicando como organizar o frigorífico de forma mais eficiente:

Gavetas do fundo: Vegetais crus, saladas e fruta, que devem ser mantidos em compartimentos separados uma vez que algumas frutas emitem um gás que acelera o amadurecimento, de que lhe falamos aqui. Mas cuidado para não encostar a salada ou ervas à parede do frigorífico porque podem congelar.

Prateleiras do fundo: Carne e peixe selados. Esta é a parte mais fria do frigorífico e por isso deve manter aqui as carnes e peixes crus, esta também é uma boa forma de evitar a contaminação cruzada de alimentos, sendo que deverá guardar as carnes ou peixes cozinhados em prateleiras superiores.

Prateleiras do meio: Produtos lácteos e ovos. Mantenha os iogurtes abertos bem fechados de forma a manter a frescura e evitar a entrada de bactérias.

Prateleiras de cima: Comidas pré-feitas. Sobras e carnes frias devem ser armazenadas nas prateleiras de cima do frigorífico, onde a temperatura é mais consistente.

Porta: Alimentos com conservantes naturais. A porta do frigorífico é onde a temperatura mais flutua por isso deve optar por manter aqui produtos como condimentos, sumos e molhos, por exemplo. Embora não deva colocar aqui o leite, pode manter aqui as manteigas e queijos moles.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *