Castanhas assadas no forno, receita tradicional por altura do São Martinho, deliciosa e super fácil de fazer, um pouco de sal e saem sempre bem…
A castanha é um fruto que lembra o Outono e nestas alturas as ruas são invadidas pelo cheiro das castanhas assadas no carvão, têm um sabor único, lembram o frio, as mãos geladas a aquecerem-se no pacotinho, feito de folhas de papel de jornal ou das páginas amarelas, cheio de castanhas quentinhas. Mas também as pode preparar em casa e quase sem trabalho nenhum. Cozidas, assadas ou cruas são saborosas e muito apreciadas. Experimentem!
Ingredientes
- 1 kg de castanhas
- 1 mão bem cheia de flor de sal
Preparação
Castanhas assadas no forno
Ligue o forno a 180ºC para ir pré-aquecendo.
Lave as castanhas, retalhe as castanhas, para quem não sabe o que significa retalhar, é dar um pequeno golpe em cada uma, na parte mais alta da castanha para evitar que arrebente.
Dispõe estas num tabuleiro de levar ao forno, sem as sobrepor para cozinharem todas por igual.
Depois deite a quantidade indicada do sal por cima das castanhas, (não se preocupe com a quantidade, pois não ficam salgadas), espalhado pelo tabuleiro. O sal é importante para realçar o gosto das castanhas.
Leve ao forno já pré-aquecido por uns 35 a 45 minutos até estarem tenras e começarem a abrir ou a gosto.
Retire do forno e com um pano abafe as castanhas depois de assadas por uns bons 5 minutos antes de servir.
Se as quiser servir com tradição sirva claro, acompanhado de água pé, jeropiga, moscatel ou até mesmo com vinho do porto, são deliciosas como sobremesa ou um lanche nestes dias frios.
Bom apetite!
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!