Categorias
Cozinha Portuguesa Especialidades

Caracóis cozidos (receita)

Receita tradicional de caracóis cozidos, apesar de fácil execução, existem alguns truques para apurar esta irresistível iguaria…

Se gosta e está habituado a comer este petisco, com certeza que vai se interessa em saber como fazer o melhor e mais nutritivo petisco do verão!



Ingredientes
  • 1 kg de caracóis
  • ½ caldo de Knorr de galinha
  • 3 dentes de alho laminados
  • 2 colheres de sopa de orégão
  • 2 folhas de louro
  • Sal e pimenta q.b.
Preparação

Caracóis cozidos

Comece por lavar muito bem os caracóis, utilize dois recipientes e vá passando com água corrente de um para o outro, durante este processo, vai mexendo os caracóis para libertar qualquer impureza do interior.

Quando a água ficar limpa, sem impurezas, coloque os caracóis num tacho com água suficiente para os cobrir, e deixe em repouso durante 10/15 minutos, para os caracóis saírem da casca depois da lavagem.

Ligue o fogão e em lume brando e dê uma breve cozedura aos caracóis. Entretanto, prepare os dentes de alho e os restantes temperos.

Quando a água começar a ferver, retire o excesso de espuma que se vai formando (deixa ferver durante, pelo menos, 5 minutos).

Coloque os alhos laminados, o caldo de galinha, as folhas de louro, o sal e a pimenta a gosto na panela. Deixe ferver durante mais 10 minutos.

De seguida, ponha os orégão e mexa algumas vezes, por fim, desligue o fogão e deixe a descansar durante 15 minutos (essencial para que os caracóis ganhem gosto).

E delicie-se com estes caracóis cozidos acompanhados com pão torrado e cerveja bem fresca.

SUGESTÃO: receita de umas moelas estufadas.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!