Bolo Red Velvet, receita de um bolinho muito fofinho e bastante saboroso, muito leve e macio, mais comum nos Estados Unidos, mas está a ser adorado em vários países…
É perfeito para fazer nesta época do ano em que estamos, ou para o dia dos namorados. A tradução de Red Velvet é Veludo Vermelho e é realmente parecido com um veludo, muito gostoso e tem um visual lindíssimo. Este bolinho já atrai nossa atenção pela sua massa vermelha maravilhosa, mas juntando a cobertura do cream cheese complementa lindamente e contrasta com a leveza desta massa. Esta delícia foi feita com muito amor e carinho para festejar o primeiro ano de meu canal no Youtube. Experimentem!
Ingredientes
- 3 ovos
- 1 1/2 chávena de açúcar
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 1/2 chávena de óleo girassol
- corante vermelho em gel q.b.
- 1 chávena de buttermilk(*)
- 2 1/2 chávena de farinha trigo T55
- 1/2 chávena amido de milho (Maizena)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá de vinagre sidra
- 1 pitada de sal
- 200 g de cream cheese em temperatura ambiente (usei o Philadelphia)
- 1 pacote de natas
- 1/2 chávena de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- leite q.b. para deixar o creme cremoso
Para fazer o Buttermilk:
- Numa chávena de leite adicione 1 colher (sopa) de vinagre de sua preferência, mexa e aguarde 10 minutos.
Preparação
Bolo Red Velvet
Ligue o forno e regule-o para os 180ºC. Unte uma forma com manteiga, forre o fundo com de papel vegetal e volte a untar e a polvilhar com farinha, reserve.
Separe as gemas das claras e bata-as em neve, reserve.
Na taça da batedeira coloque o açúcar e a manteiga e bata por 3 minutos ou até que a manteiga esteja esbranquiçada e um creme fofinho.
Junte o óleo e as gemas e volte a misturar bem.
Junte o cacau e uma pitada de sal, acrescente o corante e misture bem, se quiser pode bater mais um pouco com a batedeira ou com mexa mesmo com uma colher.
Em seguida misture as farinhas e o buttermilk aos poucos até ficar incorporado e vá acrescentando tudo até acabar os ingredientes.
Junte o bicarbonato e o vinagre mexa um pouco, e por último acrescente as claras em neve e misture delicadamente, com cuidando para não perder o ar incorporado.
Transfira a massa para a forma que reservou e leve para assar em forno pré-aquecido por aproximadamente 40 a 45 minutos, antes de retirar faça o teste do palito.
Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede.
Quando o bolo arrefecer, desenforme, com uma faca comprida de serra, corte o bolo ao meio e apare o topo do bolo (sempre cresce um pouquinho mais no centro), e coloque essas rebarbas do bolo numa taça, esfarele com as mãos e guarde para a decoração.
Para a cobertura: Na batedeira, bata as natas e vá acrescentando o açúcar, a baunilha e por último adicione o cream cheese, bata até começar a ficar cremoso, vá juntando colheres de leite aos poucos até atingir o ponto desejado do creme ( tem de ficar um creme macio, cremoso mas que dê para rechear e cobrir o bolo, não pode ficar líquido).
Espalhe a cobertura no bolo e cubra com os farelos do bolo reservados, ou decore com confeitos a seu gosto. leve um pouco frigorífico.
Depois á só saborear este belo e delicioso bolo como sobremesa, ou mesmo com um cafezinho é uma delícia.
Bom apetite!
Nota: É necessário colocar mesmo o cacau em pó pois nenhum tingimento em vermelho é possível quando a base da massa é clara, pois a cor vai ficar cor de rosa. O castanho do chocolate ajuda o vermelho a ficar mais vermelho e assim fica mais muito bonito.
(*) A versão industrializada do Buttermilk, não há aqui em Portugal, por isso aqui no site explico como o fazer. Se quiserem também o podem substituir por iogurte natural.