Categorias

Molho pesto

O molho pesto é uma excelente opção para colocar e temperar diversas massas, veja a receita para fazer esse delicioso molho de forma simples e rápida…

O molho pesto é tradicionalmente servido como acompanhamento para massas, mas também pode ser usado em sanduíches, salada, carnes grelhadas, podendo também acompanhar torradinhas e biscoitos.

É na preparação que a teoria se divide, uns preferem esmagar todos os ingredientes com um pilão até obter uma pasta suave, outros preferem a opção mais fácil e também mais cremosa: triturar tudo num liquidificador.



Ingredientes
  • 40 g de manjericão fresco
  • 80 g de pinhão
  • 80 g parmesão ralado
  • 10 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sumo de limão
  • 2 dentes de alho
  • Sal e pimenta preta q.b.
Preparação

Molho pesto

Comece por lavar e secar bem o majaricão, sem espreme-lo. Lamine o alho, rale o parmesão e pique os pinhões;

No liquidificador, coloque o alho, o parmesão, o pinhão, o manjericão e o azeite, bata durante cerca de 10 segundos. Tempere com um pouco de sal e pimenta, e bata novamente até obter uma pasta homogênea, cerca de 20 segundos. Durante este processo ligue e desligue o liquidificador varias vezes para não aquecer o pesto;

Guarde o pesto num frasco limpo e seco com tampa hermética. é importante que termine com uma fina camada de azeite por cima, para proteger o molho do ar.

Deste modo terá um delicioso molho que fica bem com tudo: numa massa, nuns peitos de frango, a temperar um peixe, numa salada de tomate… simplesmente delicioso, muitíssimo mais saboroso do que ‘os pestos’ comprados no supermercado.

Bom apetite!

NOTA: para armazenar o molho pesto use um frasco esterilizado com tampa hermética e coberto com uma fina camada de azeite por cima, para se conservar melhor. Conserve no frigorifico por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.