Categorias
Curiosidades

Alimentos que ajudam a combater a anemia

Estima-se que aproximadamente um quarto da população mundial sofra de algum tipo de anemia, há várias causas para o problema, porém, a anemia causada por deficiência de ferro é a mais comum…

O que é Anemia?

Anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal, levando à diminuição da capacidade de transporte de oxigênio. A hemoglobina é a substância que nosso corpo utiliza para transportar o oxigênio. Ela é carregada em nosso sangue pelas hemácias ou glóbulos vermelhos.

O tratamento da anemia depende da sua causa, mas passa sempre pela normalização dos elementos em falta no organismo, nomeadamente, através da reposição de ferro ou vitaminas.

Por isso, os alimentos recomendados para curar a anemia, que apresenta sintomas como fraqueza, tonturas, palidez, baixa tensão arterial, dores de cabeça e distúrbios de sono, são alimentos ricos em ferro e vitaminas.

Conheça alguns desses alimentos:

Carnes vermelhas: contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia.

Rins, fígado ou coração de galinha: estas partes específicas do animal também contém grande quantidade de ferro e vitamina B12.

Pão de cevada ou integral: contêm um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

Vegetais: como os espinafres ou a rúcula são ricos em ferro e são também fonte de cálcio, vitaminas e fibras.

Beterraba: pela sua elevada quantidade de ferro.

Frutas com vitamina C: como a laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi ou romã são ricos em vitamina C, que é importante para a absorção do ferro presente nos alimentos.

Nota: Estas modificações na dieta podem ajudar a garantir a quantidade de ferro necessária. Mas, saber o tipo e a sua causa é fundamental para o ter uma taxa de sucesso mais elevada.