Categorias
Curiosidades

Dicas para melhorar a digestão

O processo de digestão não funciona de forma igual em todas as pessoas e alguns alimentos podem mesmo ser mais agressivos para o sistema digestivo, conheça algumas dicas como melhorar a digestão…

Quantas vezes sentiu a barriga inchada ou até mesmo alguma azia depois de uma refeição? Várias, por certo. Mas a culpa não está apenas naquilo que come, as horas e a forma como o faz também podem interferir com o processo digestivo.

A digestão tem a importante função de manter a água e os nutrientes do que ingerimos, contudo, existem alguns alimentos que dificultam o processo digestivo, não só pela sua natureza em si, mas pela forma e pelo momento em que são ingeridos. É o caso das leguminosas, por exemplo, ou dos vegetais crus.

Como melhorar a digestão

Mas existem formas de facilitar a digestão, diz o site “Bustle”. Uma delas é mastigar bem o que se come, de forma que o processo digestivo tenha já uma parte do seu trabalho facilitada.

Beber demasiados líquidos, especialmente às refeiçoes, pode também dificultar a digestão, tal como não dar ao organismo as bactérias necessárias. Neste caso, os probióticos são uma aposta a ter em conta. Além disso, as bebidas frias são particularmente ruins para a digestão, à medida que retardam a digestão e podem até causar dores e desconforto.

Evitar a ingestão frequente de alimentos gordurosos, mas com más gorduras e não com boas gorduras, comer mais fibra e vegetais são outras dicas para um sistema digestivo são e capaz, diz o site, que destaca ainda a importância de evitar momentos de stress.

Dizer não a todas as mezinhas e promessas milagrosas para se ter mais saúde e menos peso é também uma sugestão dada, uma vez que estas dietas são quase sempre restritivas e podem colocar a saúde em risco.

Ter uma rotina alimentar é meio caminho andado para que o sistema digestivo não falhe. Conheça alguns alimentos mais amigos da digestão.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *