Categorias
Curiosidades

Benefícios do agrião para a saúde

O agrião é um alimento poderoso no reforço do sistema imunitário, conheça os principais benefícios do agrião para a saúde…

Agrião é rico em nutrientes erva perene encontrada em abundância perto de nascentes e ao lado de marcha lenta cursos de água. O seu nome científico é Nasturtium officinale, é um dos vegetais de folhas verdes com baixa caloria.

Apesar de ser um produto pouco consumido fora da sopa, vários estudos demonstram que o agrião de água tem mais vitamina C do que a laranja, mais ferro que os espinafres e mais cálcio que o leite, tornando-se num alimento poderoso no reforço do sistema imunitário.

Benefícios do agrião para a saúde

São muitos os benefícios desta folha, conheça os principais:

– Potencial efeito anti-câncer
– Fortalecer o sistema imunológico
– Prevenir doenças cardíacas como infarto e aterosclerose
– Combater doenças respiratórias
– Prevenir anemia
– Melhorar a saúde dos olhos e da pele
– Fortalecer os ossos
– Melhorar a digestão e ajudar a emagrecer

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de agrião cru:

Composição nutricionalValor
Calorias23 kcal
Proteínas3,4 g
Gordura0,9 g
Carboidratos0,4 g
Fibras3 g
Vitamina A325 mcg
Carotenos1948 mg
Vitamina C77 g
Folatos200 mcg
Potássio230 mg
Fósforo56 mg
Sódio49 mg

Qual a melhor forma de consumir?

O agrião é uma planta semi aquática, rica em vitamina A e C e ainda cheia de ferro e antioxidantes, sendo assim precisamos inserir essa hortaliça sempre na nossa alimentação.

De sabor picante pode ser utilizado cru em saladas e sucos. Pode também ser consumido cozido em sopas ou pratos de carne conferindo um sabor levemente apimentado a estes pratos e ainda em patês e chás.

Como conservar?

Para ter um agrião com mais tempo de duração você deve primeiro se preocupar em comprar um agrião fresco, as folhas devem estar verdes, crocantes e sem manchas ou rasgos. Em casa corte a raiz, os talos (se quiser aproveite os talos mais finos e tenros) e lave delicadamente e depois seque bem com papel toalha ou um pano de prato. Coloque o agrião lavado e seco em uma recipiente com tampa, forrado com papel toalha e mantenha na parte mais baixa da geladeira.

Leia também: receita de creme de agrião.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!