Crónicas, Curiosidades, em Por victei

As cebolas são todas iguais? Há alguma mais saudável?

As cebolas são todas iguais? Há alguma mais saudável?

A cebola é um dos alimentos que mais benefícios traz à saúde, embora parecem todas iguais, a verdade é que existem algumas diferenças nas propriedades…

Além da cor e do sabor, por vezes mais doce ou amargo, as propriedades também variam consoante o tipo de cebola e isso faz com que haja uma que é mais saudável do que qualquer outra.

Suas vantagens são conhecidas há mais de 4.000 anos e os antigos egípcios já a usavam para o tratamento de diversas enfermidades


Share: :

Mas são todas as cebolas iguais? Nem por isso…

De acordo com alguns estudos, a cebola roxa é aquela que ganha o estatuto de mais saudável pelo simples facto de ser ainda mais eficiente do que a cebola branca na hora de eliminar as células cancerígenas e de combater a ação de todos os radicais livres que podem impulsionar o aparecimento da doença.

Mas, se ambos os tipos de cebolas são aliadas na luta contra o cancro, porque é que a cebola roxa é ainda mais eficaz? Quais as diferenças da cebola branca para a cebola roxa? As diferenças entre esses dois tipos vai além da cor e do sabor. A roxa possui uma substância chamada antocianina, responsável por sua cor. Por ser um poderoso antioxidante, a antocianina promove diversos benefícios ao nosso organismo. Esse composto melhora a visão, protege o coração, reduz a pressão arterial e previne o desenvolvimento de doenças degenerativas, como perda de memória. A cebola roxa ainda possui uma grande quantidade de outro antioxidante poderoso, que é a quercetina.

Contudo, e independentemente da cor, o consumo de cebola é sempre uma mais-valia para a saúde, não fosse este alimento rico em vitamina A, vitamina B2, vitamina B3, vitamina C, ferro, cálcio, potássio e também magnésio, um conjunto de micronutrientes que têm um impacto direto, por exemplo, na qualidade do sangue e na boa saúde cardiovascular. O poder anti-inflamatório e antibacteriano da cebola faz deste alimento um verdadeiro aliado em qualquer fase da vida, mas em particular nos períodos em que o sistema imunitário está mais fraco e precisa de um reforço.

Além disso este vegetal possui uma alta concentração de água e fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a eliminar toxinas do nosso corpo.