Crónicas, em Por Aninhas

Como conservar os alhos

Como conservar os alhos

Dicas muito fáceis e práticas para conservar os alhos antes de eles grelarem e também como os descascar, um assunto que interessam ás donas de casa…

Para que não perca o seu sabor e frescura, deve conservar o alho nas melhores condições possíveis. Isto ajudará a obter os melhores benefícios e propriedades, uma vez que são muitas as vantagens deste alimento. Compre sempre cabeças de alho frescas, com a sua pele e que estejam duras, uma vez que isso lhe indica que as poderá conservar durante mais tempo.


Share: :

Como conservar os alhos

Para descascar mais facilmente os dentes de alho, coloque-os no micro-ondas durante uns 5 segundos à potência máxima.

Outra opção, para amassar o alho é descascá-lo, colocar numa superfície lisa. Com o auxílio de uma faca de cozinha, pressionar a lâmina deste utensílio na parte mais larga do dente de alho, com a palma da mão.

Para picar o alho, descasque os dentes e corte em tiras no sentido do comprimento. Em seguida, corte na largura. O alho picado ou cortado em fatias ganha um aroma mais leve, em comparação com o esmagado.

Para conservar os alhos

Congelar – Embora algumas pessoas se oponham ao congelamento, pois acredita-se que ele altera a textura e sabor, essa pode ser uma boa opção para quem o utiliza com pouca frequência ou para pessoas que compraram demais e não querem jogar nada fora. Você pode congelar o alho de duas maneiras:

1- Congele os dentes inteiros e com casca envolvendo-os em filme plástico ou colocando-os em um saco para congelamento. Quando for usar é só retirar quantos dentes quiser da embalagem.

2- Se preferir, você pode descascar os dentes, picá-los ou triturá-los antes de congelar, e sempre que precisar de alho tem á mão e pode colocar directo nos seus cozinhados sem precisar de descongelar.

Conservar em azeite – Pique os dentes de alho miudinho, (agora depende do gosto de cada um, claro), cortar em fatias ou deixar assim mesmo inteiros e conservar num recipiente com azeite. O azeite deverá cobrir totalmente o alho. Assim, para além de conservar mais tempo o alho, ficará com um azeite aromatizado. Depois é só guardar no frigorífico por cerca de 3 meses. É uma boa opção para as pessoas com pouco tempo.

Nota:O alho é um alimento muito saudável, não se esqueça de o incluir sempre na sua alimentação!