Categorias
Curiosidades

Vitamina C ajuda a matar e eliminar as células cancerígenas

Especialistas dizem que quando uma alta dose de vitamina C é injetada na corrente sanguínea, pode danificar as células tumorais, sem afetar as células saudáveis…

Os alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e limão, ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque combatem os radicais livres, que são prejudiciais quando estão em excesso no organismo, facilitando a instalação de algumas doenças.

Vitamina C ajuda a matar e eliminar as células cancerígenas

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Iowa não só confirmou que a vitamina C ajuda a combater o cancro, como descobriu porque é que altas doses desta vitamina, também conhecida como ácido ascórbico, são tão perigosas para as células cancerígenas e inofensivas para as células saudáveis.

De acordo com o estudo, publicado na revista Redox Biology, os investigadores da Universidade de Iowa descobriram que a referida vitamina se degrada facilmente, criando peróxido de hidrogénio, uma espécie reativa de oxigénio que causa danos no tecido e no ADN. No entanto, de acordo com a pesquisa, as células cancerígenas são muito menos capazes de remover esse peróxido de hidrogénio prejudicial do que as células saudáveis normais.

Portanto, segundo reporta o Medical Daily, a equipa acredita que as doses elevadas desta vitamina administradas por via intravenosa podem ser eficazes e ajudar a combater o cancro, quando combinadas com os tratamentos comuns de quimioterapia e radiação.

Leia também: alimentos que têm mais vitamina C que a laranja.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *