Aletria de Água

Gostou do video?Subscreva o canal agora!

Aletria de Água – a aletria é um doce tradicional que se associa à época natalícia, e que está presente na maioria das mesas de Natal dos portugueses sendo tradição servir esta sobremesa na ceia de Natal…

Faço-a imensas vezes ao longo do ano, mas como tradição, nesta altura natalícia nunca falta na minha mesa. A receita deste doce varia muito de região para região, alguns locais do país acrescenta-se mais gemas, noutras regiões é mais cremosa, outras é mais consistente e corta-se ás fatias, que é como nós gostamos cá em casa. Seja qual for a maneira que a confecionarem é uma receita deliciosa, muito rápida de se fazer. Experimentem!



Share: :

Ingredientes

  • 1.5 litro de água
  • 250gr de aletria
  • 250gr de açúcar
  • 2 tiras de casca de limão, só a parte amarela
  • 2 paus de canela pequenos
  • 4 gemas
  • canela em pó q.b. para polvilhar

Modo de Preparação

Aletria de Água

Coloque a água no tacho e leve a ferver juntamente com a casca de limão, o pau de canela e o açúcar.

Leve ao lume para ferver, deixe um pouco para ganhar o sabor da canela e da casca do limão e o açúcar se diluir.

Adicione a aletria, deixe cozer por uns 5 minutos, eu não gosto dela muito cozida por isso a cozedura vai do gosto de cada um.

Enquanto a aletria coze bata as gemas, retire um pouco da calda de a cozer misture nas gemas e mexa bem (para dar uma quebra de temperatura para ao coloca-las directo elas não cozam).

Antes de colocar as gemas costumo tirar o pau de canela e a casca do limão.

Estando cozida a seu gosto, desligue o lume e junte as gemas batidas e misturadas com a calda, mexa bem e leve ao lume só até levantar fervura, desligue o lume.

Agora é só colocar numa taça ou se quiserem podem também colocar em pratos individuais, e decore com a canela em pó a gosto.

Deixe arrefecer e é só saborear esta sobremesa deliciosa e bem portuguesa, fria ou morninha, vai do gosto de cada um, porque é maravilhosa de qualquer das maneiras.

Bom apetite!