Categorias
Curiosidades

Técnica para reduzir calorias do arroz branco

Evita comer arroz branco por causa das calorias? Segundo a ciência, há um técnica que pode reduzir em até 60% as calorias deste ingrediente…

Apesar de vários estudos já terem provado que não é preciso excluí-lo da dieta, muitas pessoas que querem emagrecer evitam comer arroz por causa das calorias que este ingrediente contém.

Mas há uma técnica que o pode ajudar a conseguir consumir arroz branco sem culpa nem preocupações com as calorias.

Segundo a revista Boa Forma, um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka descobriu uma forma de reduzir em até 60% o valor energético do arroz branco. O método de aquecimento e preparação encontrado permitiu aos investigadores aumentar a concentração de amido resistente – um tipo de hidrato de carbono que demora a ser absorvido pelo organismo e, portanto, evita que a acumulação de gordura – nos grãos de arroz.

O método consiste em: adicionar um colher de chá de óleo de coco na água a ferver usada para cozinhar meia chávena de chá de arroz. Depois de 40 minutos a cozer, coloca-se o arroz no frigorífico e deixa-se aí por 12 horas.

De acordo com os investigadores este procedimento aumentou em 10 vezes a concentração de amido resistente do arroz branco comum e isso resultou numa redução de até 60% no número de calorias.

E como é que isto acontece? Sudhair A. James, líder da investigação, explicou que o óleo de coco entra nos grãos de arroz e no seu amido durante a cozedura, alterando a estrutura do hidrato de carbono. O amido comum do arroz torna-se assim resistente e de digestão mais lenta, fazendo com que o corpo absorva menos calorias. As 12h no frigorífico servem para consolidar a transformação do amido, que não se desfaz ao aquecer o arroz mais tarde.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *