Pão e Pizzas, em Por Aninhas

Pizza na frigideira com farinha integral

Galeria de imagens

Pizza na frigideira com farinha integral – Receita de pizza muito boa e resulta numa pizza crocante e muito deliciosa, é muito prática de se fazer e de cozinhar ainda mais…

Se gosta de pizza mas se acha que demora demais e isso a faz perder a vontade, aconselho então que experimente esta, eu garanto que não vai se arrepender. E a substituição de uma parte da farinha tradicional por farinha integral a torna um pouco mais saudável, e não ficamos de mal com a nossa dieta. E também o modo de assar a massa, eu acho que faz muita diferença mas para melhor. Para mim e para os meus filhos, é das melhores pizzas caseiras que já comemos. Experimentem!


Share: :

Ingredientes

  • 3/4 chávena (chá) de água morna
  • 1 pacotinho de fermento biológico seco
  • 1/2 colher (chá) de açúcar
  • 1 e 1/2 chávena (chá) de farinha de trigo tradicional
  • 1/4 chávena (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar

Modo de Preparação

Pizza na frigideira com farinha integral

Coloque a água morna numa tigela, acrescente o fermento e o açúcar e misture até dissolver bem e deixe repousar por 5 minutos, para o fermento activar um pouco, irá formando pequenos bolhas na superfície e é o suficiente.

Na tigela da batedeira junte as farinhas e o sal, misture, adicione a água fermentada e o azeite.

Bata primeiro na velocidade mínima, para os ingredientes se incorporarem bem. Aumente a velocidade e bata por cerca de 3 a 4 minutos com o batedor para massas.

A massa deve formar uma bola, caso esteja húmida demais ou peganhenta, junte mais um pouquinho de farinha mas só o necessário para despegar e formar uma bola. Se preferir pode sovar à mão também mais ao menos por 10 minutos, (deve ser o suficiente) a massa tem que ficar macia e elástica.

Unte uma taça com uma colher de azeite, coloque a massa e vire-a para ficar envolta no azeite e assim não formará uma crosta enquanto cresce.
Cubra com película aderente e deixe descansar até dobrar de volume eu coloco dentro do forno desligado e assim cresce mais rápido.

Depois de ter levedado, se tiver tempo e quiser pode levar ao frigorífico por 30 minutos para a massa firmar e ajudar agregar o sabor e a textura da massa.

Em seguida tire a massa da taça, coloque numa bancada polvilhada com um pouco de farinha, divida em duas (ou em quantas quiser) pegue um dos pedaços da massa e abra primeiramente com as mãos, depois com um rolo vá abrindo fazendo movimentos suaves do centro para as bordas.

Abra numa espessura bem fina, se não ficar um círculo muito perfeito, não se preocupe, fica com um aspecto rústico o que a torna ainda mais bonita.

Coloque a massa numa frigideira anti-aderente (não precisa untar) bem quentinha, abaixe um pouco o lume, começando a aparecer bolhas na superfície da massa, mais ao menos ao fim de 2 a 3 minutos, vá levantando a borda e observando o fundo, quando estiver douradinha está pronta, vire-a, retire do lume para colocar o recheio de sua preferência tape a frigideira, volte a colocar ao lume e deixe a massa dourar e o queijo derreter sempre em lume brando.

Mas quiser pode levar ao grill do seu forno por cerca de 5 minutos, até que doure mais um pouco o seu recheio (mas isso já é a gosto de cada um, porque fica bom de qualquer maneira).

Sirva imediatamente e saboreie esta deliciosa pizza.

Bom apetite!

Nota:Pode ver outra receita
“pizza de frigideira”!