Se pretende aumentar a ingestão diária de cálcio, o leite é uma das opções mais comuns, conheça as melhores fontes vegetais de cálcio…
Quando o objetivo é obter uma maior quantidade de vitaminas e minerais, nada como optar pelos alimentos no seu estado mais natural, sendo as opções vegetais aquelas que oferecem um maior e mais variado leque de nutrientes.
Fontes vegetais de cálcio
No que toca ao cálcio, não faltam boas opções vegetais, como é o caso dos alimentos verdes. Os brócolos, a couve pak choi, a couve lombarda, o alho francês, as alcachofras, o aipo, o feijão-verde, a acelga, os espinafres, a couve kale, os espargos e a couve-de-Bruxelas são alguns exemplos de alimentos de cor verde que possuem bons níveis de cálcio.
E há mais, amêndoas, sementes de abóbora, alho-francês, castanha do Pará, abacate, abóbora-menina, amora, a cebola, o figo, as sementes de sésamo e a groselha são outros alimentos que oferecem cálcio.
As leguminosas são igualmente uma excelente fonte de cálcio biodisponível, sendo apenas necessárias duas chávenas para se conseguir 100 miligramas deste micronutriente.
Quem segue uma alimentação vegetariana ou vegan deve ter uma especial atenção aos nutrientes, mas não falta opções com cálcio, sendo o tofu e o tempeh aquelas que mais se destacam, assim como a soja e derivado, que além de serem ricos em cálcio, são uma ótima fonte de proteína completa.
Vários dietistas referem que os adultos devem consumir entre 1,000 e 1,200 miligramas de cálcio por dia, algo que é facilmente conseguido com uma variada combinação de frutas e vegetais. Também alguns estudos revelam que comer alimentos de origem vegetal ajuda a que o organismo absorva mais eficazmente o cálcio. Por exemplo, o cálcio presente na couve de folhas (kale) é 30% mais facilmente absorvido do que aquele que é oriundo de origem animal.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!