Marmelada caseira

Gostou do video?Subscreva o canal agora!

Marmelada caseira – hoje vou fazer a minha receita de marmelada caseira, chega o Outono e com ele chega também a nossa deliciosa marmelada de marmelo, para servir simplesmente com pão, umas tostas, bolachinhas ou mesmo com uma boa fatia de queijo, por exemplo…

Gosto de a fazer, porque é mais natural, mais saborosa, mais económica e também me permite recordar os velhos tempos de quando minha mãe a fazia. Tipicamente portuguesa, a marmelada faz as delícias tanto das nossas crianças como de adultos. Mais do que um doce, a marmelada é quase uma tradição nas nossas casas, afinal, por altura do outono, são muitas as pessoas que não passam sem preparar a tão tradicional marmelada, feita com os nossos marmelos. Experimentem!


Share: :

Ingredientes

  • 1,1oo kg marmelos
  • 750 gr açúcar
  • 1 cálice de água
  • 1/2 calice de vinho do porto
  • 1 pau de canela
  • 2 tirinhas de casca de limão
  • papel vegetal q.b.
  • aguardente q.b.

Modo de Preparação

Marmelada caseira

Comece por lavar bem os marmelos e retirar-lhes as sementes, (reserve para fazer uma geleia de marmelo, no próximo poste eu digo como faço), deixando a casca e parta-os em cubos pequenos.

Coloque numa panela os marmelos, o açúcar, o vinho do porto, a água, as casquinhas do limão e o pau de canela, se tiver panela de pressão será mais rápido, senão faça como eu numa panela simples.

Leve ao lume, mexendo com uma colher de pau, até o açúcar derreter.

Deixe levantar fervura, coloque o lume um pouco acima do mínimo e tape a panela.

Deixe cozinhar cerca de 40 a 50 minutos sempre em lume brando.

Ao fim desse tempo já deve estar os marmelos bem cozidos, (deixe arrefecer um pouco) retire o pau de canela e as cascas do limão e triture com a varinha mágica muito bem.

Coloque com uma colher da marmelada num prato e com as costas da colher veja se faz o ponto de estrada, se fizer está cozida senão leve ao lume por mais uns 5 a 10 minutos (veja no vídeo como eu faço).

Agora é só distribuir por taças que mais gostar ou tigelinhas eu optei por colocar em taças de plástico com tampa.

De forma a conservar durante mais tempo, molhe 2 pedaços de papel vegetal com um pouco de aguardente e cubra a marmelada deixe arrefecer e secar.

Agora é só saborear esta deliciosa marmelada com umas bolachinhas de água e sal com um pouco queijo.

Bom apetite!

Nota: Ainda que tenha ao seu dispor várias marcas de marmelada nas grandes superfícies comerciais, nada bate a tradicional marmelada caseira. E ainda que seja um alimento muito calórico, saiba que pode ter vários benefícios para a sua saúde.

É que o marmelo tem um grande valor nutricional, e através da sua transformação em marmelada (já que o fruto não se conserva durante muito tempo) pode manter e usufruir dessas propriedades durante muito mais tempo.

No entanto, não se esqueça a grande adição de açúcar que se coloca na execução da marmelada faz com que o seu consumo deva ser moderado.