Marmelada caseira, chega o outono e com ele chega também a nossa deliciosa marmelada de marmelo, para servir simplesmente com pão, umas tostas, bolachinhas ou mesmo com uma boa fatia de queijo…
Gosto de a fazer, porque é mais natural, mais saborosa, mais econômica e também me permite recordar os velhos tempos de quando minha mãe a fazia. Tipicamente portuguesa, a marmelada faz as delícias tanto das nossas crianças como de adultos. Mais do que um doce, a marmelada é quase uma tradição nas nossas casas, afinal, por altura do outono, são muitas as pessoas que não passam sem preparar a tão tradicional marmelada, feita com os nossos marmelos. Experimentem!
Ingredientes
- 1,1 kg marmelos
- 750 g açúcar
- 1 cálice de água
- 1/2 cálice de vinho do porto
- 1 pau de canela
- 2 tirinhas de casca de limão
- papel vegetal q.b.
- aguardente q.b.
Preparação
Marmelada caseira
Comece por lavar bem os marmelos e retirar-lhes as sementes, (reserve para fazer uma geleia de marmelo, no próximo poste eu digo como faço), deixando a casca e parta-os em cubos pequenos.
Coloque numa panela os marmelos, o açúcar, o vinho do porto, a água, as casquinhas do limão e o pau de canela, se tiver panela de pressão será mais rápido, senão faça como eu numa panela simples.
Leve ao lume, mexendo com uma colher de pau, até o açúcar derreter.
Deixe levantar fervura, coloque o lume um pouco acima do mínimo e tape a panela.
Deixe cozinhar cerca de 40 a 50 minutos sempre em lume brando.
Ao fim desse tempo já deve estar os marmelos bem cozidos, (deixe arrefecer um pouco) retire o pau de canela e as cascas do limão e triture com a varinha mágica muito bem.
Coloque com uma colher da marmelada num prato e com as costas da colher veja se faz o ponto de estrada, se fizer está cozida senão leve ao lume por mais uns 5 a 10 minutos (veja no vídeo como eu faço).
Agora é só distribuir por taças que mais gostar ou tigelinhas eu optei por colocar em taças de plástico com tampa.
De forma a conservar durante mais tempo, molhe 2 pedaços de papel vegetal com um pouco de aguardente e cubra a marmelada deixe arrefecer e secar.
Agora é só saborear esta deliciosa marmelada com umas bolachinhas de água e sal com um pouco queijo.
Bom apetite!
Nota: Ainda que tenha ao seu dispor várias marcas de marmelada nas grandes superfícies comerciais, nada bate a tradicional marmelada caseira. E ainda que seja um alimento muito calórico, saiba que pode ter vários benefícios para a sua saúde.
É que o marmelo tem um grande valor nutricional, e através da sua transformação em marmelada (já que o fruto não se conserva durante muito tempo) pode manter e usufruir dessas propriedades durante muito mais tempo. No entanto, não se esqueça a grande adição de açúcar que se coloca na execução da marmelada faz com que o seu consumo deva ser moderado.
Leia também: receita de marmelada com canela e limão.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!