Categorias
Curiosidades

Manjericão e seus benefícios para a saúde

O manjericão conseguiu surpreender por suas propriedades curativas e sua facilidade de uso para melhorar a saúde, alem disso contém pelo menos seis tipos de óleos essenciais…

Com o nome «Ocimum basilicum» é originário da Ásia e pertence à família das labiáceas. Tem folhas ovaladas, com flores em ramalhete, de cor branca ou rosácea, e seu talo mede uns 60 centímetros de largura.

Existe mais de 35 tipos de manjericão, contém pelo menos seis tipos de óleos essenciais. Um dos que mais benefícios apresenta é o Tulsi, do gênero Ocimum, da família Lamiaceae é uma importante fonte de Óleo Essencial, sendo utilizado na medicina popular em todos os continentes.

É uma erva aromática muito usada na culinária, mas os seus benefícios vão muito além do sabor. Quer seja em pestos, molhos vermelhos ou para acompanhar os pão, o manjericão pode trazer muitos benefícios para a saúde.

Benefícios do manjericão

Anti-inflamatório: Os óleos essenciais eugenol, citronellol e linalool ajudam a combater e aliviar as doenças inflamatórias e inflamações, além de ajudar a diminuir o inchaço corporal.

Propriedades anti-bacterianas: O manjericão pode ajudar a combater bactérias e inibir seu crescimento.

Contribui para a saúde cardiovascular: A vitamina A e o betacaroteno presentes na planta são poderosos antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde cardiovascular e proteger os vasos sanguíneos.

Ajuda no control do colesterol: O manjericão também ajuda a controlar o ‘mau’ colesterol (LDL).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *