O manjericão conseguiu surpreender por suas propriedades curativas e sua facilidade de uso para melhorar a saúde, alem disso contém pelo menos seis tipos de óleos essenciais…
Com o nome «Ocimum basilicum» é originário da Ásia e pertence à família das labiáceas. Tem folhas ovaladas, com flores em ramalhete, de cor branca ou rosácea, e seu talo mede uns 60 centímetros de largura.
Existe mais de 35 tipos de manjericão, contém pelo menos seis tipos de óleos essenciais. Um dos que mais benefícios apresenta é o Tulsi, do gênero Ocimum, da família Lamiaceae é uma importante fonte de Óleo Essencial, sendo utilizado na medicina popular em todos os continentes.
É uma erva aromática muito usada na culinária, mas os seus benefícios vão muito além do sabor. Quer seja em pestos, molhos vermelhos ou para acompanhar os pão, o manjericão pode trazer muitos benefícios para a saúde.
Benefícios do manjericão
Anti-inflamatório: Os óleos essenciais eugenol, citronellol e linalool ajudam a combater e aliviar as doenças inflamatórias e inflamações, além de ajudar a diminuir o inchaço corporal.
Propriedades anti-bacterianas: O manjericão pode ajudar a combater bactérias e inibir seu crescimento.
Contribui para a saúde cardiovascular: A vitamina A e o betacaroteno presentes na planta são poderosos antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde cardiovascular e proteger os vasos sanguíneos.
Ajuda no control do colesterol: O manjericão também ajuda a controlar o ‘mau’ colesterol (LDL).
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!