Curiosidades, em Por victei

Hábitos saudáveis que podem ajudar na dieta

Distribuir o consumo de calorias ao longo do dia de forma inteligente e até comer algo de que gosta muito uma vez por dia são atitudes saudáveis e que ainda ajudam quem está a fazer dieta. Para que uma dieta ou um estilo de vida mais saudável funcione e se consiga implementar é preciso mudar os hábitos e a rotina. Mas não é preciso fazer mudanças drásticas…

Hábitos que podem ajudar na dieta

A revista Boa Forma destaca que há hábitos saudáveis que podem ajudar muito quem está de dieta, não só a segui-la como a manter-se motivado:

1- Faça do almoço a sua refeição principal

Concentre o maior consumo de calorias a meio do dia em vez de ao jantar para garantir que tem mais tempo para as queimar. O almoço deve incluir 40% das calorias diárias ingeridas.

2- Coma algo que deseja ou de que goste muito uma vez por dia

Manter em mente que não há alimentos proibidos, mas alimentos que deve ingerir com moderação é a chave para não ficar negativo e desmotivado durante a dieta por se sentir em privação. Por exemplo, se adora chocolate, coma um quadradinho de chocolate preto (70% ou mais de cacau) a seguir ao almoço.

3- Quando sentir que está 80% satisfeito, pare de comer

Em vez de querer limpar o prato, mastigue devagar e preste atenção à forma como o seu estômago reage ao longo da refeição, quando sentir que está quase satisfeito (80%) mas ainda tiver comida disponível, pare de comer.

4- Planeie o que vai comer

Reserve algumas horas do fim de semana, por exemplo, para definir, comprar os ingredientes e preparar as refeições e lanches que vai comer durante a semana. Vai poupar tempo e dinheiro e ainda o ajuda a manter a dieta tendo opções saudáveis sempre à mão.

5- Uma vez por semana seja vegan

É uma boa estratégia para incentivar o aumento do seu consumo de vegetais, frutas, grãos e leguminosas e reduzir um pouco o consumo de carnes, laticínios e ovos.

6- Inclua proteína, fibra e gorduras saudáveis em todas as refeições

Este ‘trio’ vai ajudá-lo a sentir-se saciado durante mais tempo e ainda ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.