Categorias
Carne

Entrecosto de porco assado no forno

Um tradicional entrecosto de porco assado no forno, receita bem portuguesa, um tempero bem simples mas que sabe sempre tão bem, de comer e chorar por mais!

Uma receita fácil de fazer, mas, aposte numa marinada de véspera para que a carne ganhe mais sabor. A carne fica suculenta e muito saborosa. além de bem vistosa… Uma refeição que a sua família vai adorar!



Ingredientes
  • Entrecosto de porco (c/ courato) – 2 kg
  • Batatas (pequenas) – 1 kg
  • Vinho branco – 4/5 dl
  • Louro (folha) – 4
  • Alho (dente) – 6
  • Banha (porco) – 250 gr
  • Sal e pimenta – q.b.
Preparação

Entrecosto de porco assado no forno

Temperar o entrecosto: Comece por dar uns cortes no courato do entrecosto, fazendo uns pequenos retângulos. Num tabuleiro coloque um pouco de sal grosso e pimenta, junte o louro, o alho laminado, o vinho branco e o entrecosto com o courato para cima, tempere o courato com mais um pouco de sal grosso. Deixe a marinar toda a noite. Na manhã seguinte, vire o entrecosto para o courato ganhar um pouco de sabor.

O assado: Num tabuleiro de ir ao forno, coloque a marinada (sem o alho e o louro) e junte a banha de porco. Coloque o entrecosto com o courato para baixo. Leve ao forno pré-aquecido a 200º graus durante 40 a 45 minutos;

Vire o entrecosto, agora com o courato para cima. Junte as batatas previamente lavadas (até tirar toda a terra) com casca e tempere-as com um pouco de sal. Leve o tabuleiro novamente ao forno a 200º graus durante 50 a 60 minutos;

Modo de servir: Corte o entrecosto em tiras e sirva acompanhado das batatinhas, de um arroz branco simples e salada mista de alface, tomate e cebola.

Bom apetite!

SUGESTÃO: veja também uma receita de cabrito assado no forno.