Categorias
Curiosidades

Beterraba: um tubérculo que é um superalimento

Amada por uns, odiada por outros, a beterraba, além dos bons níveis de betaína, fitonutrientes e antioxidantes, possui um poderosa ação anti-inflamatória…

De cor deslumbrante e sabor muito marcante, a beterraba não deixa ninguém indiferente. Pode ser usada em doces, saladas ou transformada em pickles caseiros. E até pode colorir alguns ingredientes para refeições infantis. Com o sabor térreo, a beterraba é um tubérculo que não agrada a todos… mas devia.

É que a beterraba faz parte da lista dos superalimentos, isto é, alimentos com saúde para dar e vender, pela sua quantidade de nutrientes e propriedades medicinais.

Além disso, é um alimento bastante versátil, podendo ser consumido cru, grelhado, cozido ou assado.

Características e benefícios da beterraba:

Se antigamente a beterraba era apenas usada como guarnição ou em forma de pickle, hoje em dia a sua utilização vai muito para lá disso. Pode ser usada crua na salada, assada no forno, cozida como os espinafres, em sopa, sumos e até em bolos. A beterraba contém muitos nutrientes, como o potássio e o ácido fólico, e é ainda um excelente antioxidante que pode ter um impacto positivo em doenças cardiovasculares e em alguns tipos de cancro.

Diminuir significativamente a pressão arterial: O seu conteúdo em nitrato inorgânico ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares através do controlo da pressão arterial e do aumento da formação de óxido nítrico.

Regular o trânsito intestinal: Pela sua quantidade de fibras promovem a regularidade de evacuação e um trato digestivo saudável.

Melhorar a performance física: Os nitratos presentes melhoram a oxigenação muscular durante a prática da atividade física.