Categorias
Cozinha Portuguesa Pão e Pizzas

Broa de milho e centeio

Broa de milho e centeio, receita de uma broa com crosta bem crocante e um miolo fofo, muito saborosa e fácil de fazer, nem precisa de batedeira…

O pão caseiro é uma delícia, mas se for broa tem um sabor ainda mais especial, é um dos melhores tipos de pão que podemos consumir em Portugal. A receita é feita com uma mistura de farinhas de milho e trigo, ou milho, trigo e centeio, às quais se adiciona a água e o fermento. Experimentem!



Ingredientes
  • 130 g de farinha de milho
  • 1/2 colher (chá) de sal fino
  • 100 ml de água a ferver
  • 100 ml de água morna
  • 70 g de farinha de centeio
  • 100 g de farinha de trigo T65 sem fermento
  • 1/2 colher (chá) de fermento padeiro seco
Preparação

Broa de milho e centeio

Numa taça misture a farinha de milho e o sal com 100 ml de água a ferver. Misturar bem, e deixar repousar por uns 30 minutos, até arrefecer e ficar morna.

De seguida, dissolva o fermento num pouco da água morna.

Quando a farinha de milho estiver morna acrescente o fermento, farinha de centeio, a farinha de trigo e o resto da água.

Amasse até obter uma massa uniforme e toda a água estar incorporada. A massa está pronta quando começar a descolar da tigela. Ela não fica como uma massa de pão, a massa de broa fica sempre mais pegajosa e húmida.

Alisar o topo da massa polvilhar com farinha de trigo e tapar a tigela com película aderente e um paninho. Deixar levedar cerca de uma hora.

Ligue o forno a faltar 10 minutos para acabar o tempo, forre com papel vegetal um tabuleiro de ir ao forno e polvilhe um pouco de farinha.

Vou tender a broa com a ajuda de uma taça polvilhada com farinha de trigo ou de centeio, atiro algumas vezes ao ar e rodo em simultâneo para lhe dar o formato de broa (veja como fiz no vídeo).

Retire a massa, com cuidado, coloque sobre um tabuleiro forrado com o papel vegetal, polvilhar com mais um pouco de farinha de trigo e levar ao forno que já está pré-aquecido, a 200º C, durante cerca de 40/ 45 minutos.

Tira-se do forno e deixa-se arrefecer ao ar em cima de uma grade (eu provei-a logo, bem quentinha ainda com uma manteiguinha).

Agora com esta deliciosa broa já pronta é só se deliciar com uma boa fatia.

Bom apetite!

Dica:Para saber se o pão está cozido, bata com a mão na base, deve ouvir um som oco.

Leia também: receita de Pão de frigideira.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!