Bolos e Doces, Sobremesas, em Por Aninhas

Bolo Chiffon de Limão

Gostou do video?Subscreva o canal agora!

Bolo Chiffon de Limão-este bolo é um clássico, è um bolo muito leve, fofo, saboroso e fácil de fazer. Um bolinho com um óptimo sabor a limão e que cresce imenso…

É ótimo para acompanhar uma chávena de chá ou um bom café, tão fofo que é difícil comer só uma fatia. Um bolinho muito simples, mas muito aromático, fofo, delicado e apetitoso. O resultado do bolo deixou-me satisfeita, tanto pela textura, como pelo sabor ou até pelas suas fatias enormes que dá. Experimentem!


Share: :

Ingredientes

  • 8 ovos (gemas e claras em separado)
  • 200g de açúcar
  • 225g de farinha
  • 2 colheres (sopa) de farinha Maizena
  • 1 colheres (sopa) de fermento em pó
  • 60ml de óleo de girassol
  • raspa de 1 limão
  • 100ml de água
  • 1 pitada de sal

Modo de Preparação

Bolo Chiffon de Limão

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Forre uma forma redonda com papel vegetal mas só no fundo da forma e não unte nem enfarinhe a forma.

Na taça batedeira, bata as claras em castelo bem firme,com a pitada de sal, reserve.

Passe as claras para outra taça, e na mesma taça da batedeira (não precisa lavar a taça) junte as gemas com o açúcar, a raspa, a água, e o óleo e bata bem até ficar fofo e bem homogéneo.

Peneire a farinha com a maizena e o fermento em pó, acrescentar à massa com a batedeira no mínimo, bata mais um pouco, mas apenas só para incorporar.

Junte 1/3 da quantidade de claras à mistura de gemas e bata um pouco. Junte mais 1/3 das claras e bata novamente sempre com cuidado. Por fim, junte as restantes claras e misture delicadamente com movimentos suaves de baixo para cima, para dar mais leveza à massa.

Verter a massa na forma que reservou, alisar a superfície e levar ao forno até o bolo estar cozido, o que demora cerca de 45 a 5o minutos, antes de retirar faça o teste do palito para ter a certeza.

Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma rede um pouco antes de desenformar.

Estando morninho com uma faca sem ter serrilha, passe nas laterais das formas a toda a volta, para soltar o bolo e ele desenforma muito bem, depois é só tirar o papel vegetal do fundo e colocá-lo num prato.

Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó e umas raspinhas de limão, ou a gosto de cada um.

Agora é só saborear este bolinho fofinho com uma chávena de café ou de chá, fica uma delícia mesmo.

Bom apetite!

Dica:Para variar o sabor do seu bolo chiffon, use sumo de laranja de limão no lugar da água e ficará com o seu chiffon de outros sabores.