Apostar na alimentação certa também pode fazer toda a diferença na forma como a pele lida com o sol. A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele…
A radiação ultravioleta ainda promove alterações cutâneas que podem ir de atrofia da epiderme ou hiperqueratose a doenças como o câncer de pele.
Alimentos que fazem a diferença na forma como a pele lida com o sol
Leia também: conheça alimentos saudáveis mas que arruínam a pele.
Além do uso de protetores solares, alguns nutrientes podem ajudar a reduzir os riscos. Veja a seguir alimentos aliados da sua pele, especialmente no verão:
Amêndoa: rica em vitamina E, um potente bloqueador da luz solar. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres – em quantidades aumentadas levam ao envelhecimento precoce.
Cenoura e goiaba: fontes de betacaroteno, potente antioxidante precursor da vitamina A. O nutriente impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A ajuda a clarear a pele e previne o aparecimento de acne.
Cacau: contém flavonóides, antioxidantes capazes de melhorar a aparência de peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a pele em geral e promove maior resistência aos efeitos dos raios UV.
Espinafre: rico em ácido fólico, reforça a capacidade da pele se renovar, prevenindo o envelhecimento.
Semente de linhaça: seus ácidos graxos ômega-3 melhoram a aparência das manchas, ajudam a minimizar as linhas de expressão e promovem hidratação.
Também o site “Mind Body Green” recentemente revelou alguns alimentos em que deve apostar para ter uma proteção extra contra o sol:
Vegetais crucíferos: Os alimentos desta família incluem os brócolos, couve, couve de Bruxelas e couve-flor. São conhecidos por conterem um antioxidante chamado sulforafano, que ajuda as células do corpo a protegerem-se dos raios ultravioleta. A couve-flor pode ser especialmente benéfica, uma vez que também é rica em histidina, que estimula um fotoprotetor natural do corpo.
Citrinos: Laranja, toranja, lima ou limão são ótimos aditivos de sabor para a sua água e ainda contém vitamina C, que atua como antioxidante combatendo os radicais livres, contribuindo para uma pele saudável.
Salada de fruta: O Mind Body Green sugere que corte pedaços de melancia, papaia e damasco, junte-os numa tigela com romã, esprema um citrino, acrescente sementes de chia e consuma esta salada de fruta cheia de vitaminas e antioxidantes que previnem os escaldões.
Spirulina: Estudos sugerem que a spirulina ajuda a proteger a pele e os olhos dos raios ultravioleta. Experimente acrescentar este pó nos seus smoothies, aconselha a publicação.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!