Pudim de pão com laranja, receita de uma sobremesa fácil fazer e com poucos ingredientes, um pudim muito cremoso e saboroso…
Uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e perfeita para aproveitar aqueles pães amanhecidos que estão na sua caixa do pão e que já ninguém quer comer. Sem dúvida esta é uma receita muito saborosa, que não terá nenhuma dificuldade em realizá-la. Com pouquíssimos ingredientes, tem um pudim de textura macia e com uma combinação deliciosa.
Este pudim de pão junta a doçura tão apreciada da doçaria portuguesa com as propriedades nutricionais da laranja. Experimentem!
Ingredientes
- 0,5 l de leite
- casca de 1 laranja
- 100 g de pão seco (3 pães)
- 200 g de açúcar
- sumo de 2 laranjas
- 6 ovos
- caramelo q.b. para untar a forma.
Preparação
Pudim de pão com laranja
Começo por untar com caramelo uma forma de pudim, reservo.
Coloco a panela de pressão com um pouco de água ao lume, para que vá levantando fervura enquanto faço o pudim.
Ferver o leite com a casca de laranja.
Corto o pão em pedaços pequenos deito na taça do liquidificador, junto o leite fervido e deixo que o pão absorva o leite por uns minutos. Também serve esta espera para arrefecer um pouco e quando formos colocar os ovos já esteja mais frio.
Quando arrefecer a mistura de leite e pão, junto o açúcar, o sumo de laranja e os ovos.
Levar ao liquidificador e bater tudo muito bem até ficar uma mistura bem lisa e cremosa.
Deitar o preparado na forma de pudim, tapar com papel de alumínio fechar bem a forma com a tampa, colocar a forma dentro da panela já com a água a ferver.
Tapar a panela e levar ao lume para cozer (vejam a dica que dei para fazer uma pega no vídeo).
A água deve ficar mais ou menos a meio da forma do pudim, e deve cozer com o lume médio desde que a panela começa a apitar.
Deixar cozer cerca de 30 minutos, desligar o lume deixe a pressão sair e com cuidado fazer o teste do palito para ver se está cozido. Se estiver retire, senão estiver tape novamente a forma coloque a tampa e leve novamente a panela ao lume. Depois de começar a apitar, deixe por mais ou menos 5 minutos, (comigo tem chegado os 30 minutos).
Assim que estiver cozido retirar a forma, deixar arrefecer e colocar no frigorífico por umas 4 horas no mínimo, de preferência de um dia para o outro que é como faço para ficar bem fresquinho.
Depois de bem frio é só desenformar e servir e se deliciar com esta sobremesa deliciosa.
Bom apetite!
Para desenformar: aqueça o fundo da forma na chama do fogão; cubra a forma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!