Categorias
Curiosidades

O líquido que o iogurte contém, que precisa de saber sobre ele

O líquido que o iogurte contém, deve-se incorporar no iogurte ou deitar fora e comer apenas o iogurte? Como se chama? Tem propriedades benéficas?

Mais fácil de digerir do que o leite, o iogurte é também rico em proteínas, cálcio e fósforo. Mas é bom conhecer os sinais de alerta para evitar problemas.

Neste artigo vamos conhecer o líquido que o iogurte contém, muitas pessoas mal abrem um iogurte deitam logo este líquido pelo ralo, outras bebem-no imediatamente e outras misturam-no com o iogurte que vão comer.

Quem deita este líquido fora certamente já ouviu alguém dizer que é nele que estão os nutrientes e as vitaminas, mas é mesmo assim?

O líquido que o iogurte contém, chama-se soro de leite e está essencialmente presente nos iogurtes em embalagens de plástico, sendo que não se encontra em iogurtes artesanais ou em frascos de vidro. A única razão para isto acontecer é a forma de como se elaboram, os iogurtes com soro são os que fermentam em grandes recipientes e depois se repartem em diferentes embalagens, ao contrário dos caseiros ou em frascos, que o fermentam de forma individual.

O soro aparece quando o iogurte fermentado passa para o recipiente de plástico e é esta mudança abrupta de localização e temperatura que provoca o seu aparecimento. Quanto às suas propriedades, o soro de leite contém vitaminas e sais minerais, provenientes do leite e que podem e devem ser aproveitados.

Este liquido é formado pelas proteínas lactoglobulina e alfa-beta-lactoglobulina, duas proteínas que têm um alto valor biológico. Alem disso é rico em cálcio (1,05 mg) e fósforo (0,8 mg) numa proporção apropriada para uma boa absorção de cálcio pelo corpo, segundo destaca o “El Confidencial”.

Se é daquelas pessoas que não gosta de ver este líquido sobre o seu iogurte e nem consegue pensar em bebê-lo há uma solução simples: mexa bem o iogurte antes de o abrir o liquido vai misturar-se completamente com o seu iogurte e quando o abrir já nem vai notar que lá está, mas o seu corpo vai obter todos os benefícios.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *