Categorias
Cozinha Internacional Sobremesas Tarte e Torta

Galette des Rois

No primeiro poste do ano vou colocar uma receita de tradição francesa, a “Galette des Rois”, que é uma tarte famosa em toda a França. A Galette deve ser consumida em família no dia 6 de Janeiro para a celebração da Epiphanie (Dia de Reis)…

Eu adoro fazer receitas diferentes, e se elas são típicas de outros países, ainda melhor. Aqui vai a receita, não sei se é a tradicional francesa porque na net se vê muitas e variadas receitas, mas gostamos imenso desta deliciosa tarte. Faça esta receita muito fácil para o seu Dia de Reis. Experimentem!



Ingredientes
  • 2 bases de massa folhada para
  • 3 ovos
  • 100 gramas de açúcar amarelo
  • 80 gramas de manteiga à temperatura ambiente
  • 150 gramas de amêndoa moída
  • 1 colher (sopa) de rum
  • 1 ovo batido para pincelar
Preparação

Galette des Rois

Ligue o forno a 190ºC, para ir pré-aquecendo.

Retire as massas folhadas do frigorífico uns 15 minutos antes de começar a desenrolá-las, para evitar que se quebrem. Corte em cada uma, um círculo (usei um prato como medida). Coloque um dos círculos num tabuleiro forrado com o papel manteiga, reserve.

Numa taça, coloque a amêndoa moída e o açúcar, junte a manteiga, mexa um pouco e adicione os ovos a um a um. Mexa bem até que tudo fique bem envolvido.

Acrescente a colher de rum e volte a mexer para envolver bem. No tabuleiro que reservou com uma da base da massa folhada , deite a mistura por cima da base, espalhe o creme de forma circular e começando pelo centro. Deixe 4 cm de espaço sem creme nas extremidades para fechar a massa.

Com o outro ovo, parta-o para uma taçinha e pincele o espaço sem creme com a clara.

Cubra tudo com a segunda base de massa folhada sem o papel. Calque muito bem as extremidades para que as duas bases colem, aconchegue tudo muito bem para não deixar escapar o creme quando estiver a cozer.

Com o lado não cortante de uma faca ou com um garfo, marque à volta a extremidade da massa de forma que fique bem fechada.

Pincele muito bem com o ovo batido, principalmente as extremidades. Decore a massa a gosto, marcando com as costas de uma faca mas sem cortar a massa .

Leve ao forno que já está pré-aquecido e deixe cozer durante por 25 a 30 minutos ou até estar bem lourinha.

Depois de cozida a seu gosto retire, coloque em cima de uma grade e deixe arrefecer e depois de fria disponha num prato de servir.

Agora delicie-se com uma generosa fatia desta bela e saborosa tarte francesa para festejarmos os Reis.

Bom apetite!