Categorias
Curiosidades

Coentro – uns amam e outros odeiam

Não gosta de coentros? Olhe que devia. Em nome da saúde inclua o coentro numa salada, num sumo verde ou até mesmo como chá…

O coentro (Coriandrum Sativum) é uma planta anual da família das umbelíferas, muito aromática, de folhas superiores finamente recortadas e flores pequenas de cor branca ou rosa. Uma vez que floresce, produz as sementes, e o sabor das folhas se intensifica, além de as sementes de coentro que elas produzem conterem seus próprios benefícios para a saúde.

O coentro é muito popular no mundo, embora muitas vezes não seja encontrada na culinária europeia, é amplamente utilizada nos países asiáticos, Oriental, no Médio Oriente e na América Latina. Em Portugal, é muito utilizado no Alentejo, para enriquecer pratos tais como as açordas e as tradicionais sopa de cação e carne de porco à alentejana. É utilizado também para temperar saladas.

Se ele está presente você vai notar. Por isso, o segredo está no uso sem exageros. Refrescante, doce e picante, suas folhas e talos são ótimos para dar o toque final aos pratos. Já as sementes podem ser aproveitadas secas ou em pó, sendo um excelente digestivo quando ingeridas depois da refeição.

Uns amam e outros odeiam…
Parece não existir consenso no que diz respeito ao sabor dos coentros, mas lá que eles fazem bem à saúde, disso, não restam dúvidas: Digestivo e calmante, combate a fadiga e as enxaquecas. E também é afrodisíacos!

Principais benefícios do Coentro

O coentro tem quatro vezes mais caroteno e três vezes mais cálcio do que a salsa, uma pequena quantidade de folhas desta erva é o suficientes para responder a mais de 1/3 das nossas necessidades diárias de vitamina C.

Na Índia, são considerados afrodisíacos, uma vez que servem para aumentar as glândulas mamárias.

Tem ainda proteínas, sais minerais, vitamina B e niacina. Tal como a salsa os coentros ajudam a neutralizar o hálito do alho. A tisana das folhas combate ainda a fadiga e alguns tipos de enxaquecas.

Mas não só. O alimento ajuda a emagrecer porque tem uma substância que dificulta a instalação da gordura abdominal. Além disso, atua como um agente detox pois facilita o trabalho do fígado na eliminação de toxinas.

A acrescentar regula os níveis de pressão arterial; ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes e os seus antioxidantes, vitaminas e fibras atuam na diminuição do colesterol mau.

Os mesmos antioxidantes combatem os radicais livres e, por isso, o cancro e o Alzheimer.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de coentro.

Composição nutricional CruDesidratado
Energia28 kcal309 kcal
Carboidrato1,8 g48 g
Proteína2,4 g20,9 g
Gordura0,6 g10,4 g
Fibras2,9 g37,3 g
Cálcio98 mg784 mg
Magnésio26 mg393 mg
Ferro1,9 mg81,4 mg

O coentro pode ser consumido fresco ou desidratado, podendo ser adicionado como tempero culinário, em sucos, saladas e chás.