Bolos e Doces, Sobremesas, em Por Aninhas

Calda de Caramelo salgada

Gostou do video?Subscreva o canal agora!

Calda de Caramelo salgada – Uma receita simples e rápida de fazer, esta calda de caramelo salgada fica com uma textura suave, aveludada, e com um sabor incrível e é perfeita, eu usei para decorar um bolo de bolacha, que vou colocar no próximo poste…

Eu gosto de colocar sal, mas podem fazer este molho de caramelo sem sal. Fica ótima também para decorar bolos, tortas, mas também a pode usar em diversos doces, seja para acompanhar um gelado ou até mesmo para colocar sobre uma panqueca doce, enfim fica uma delícia para qualquer sobremesa a seu gosto. Uma sobremesa coberta com esta calda o seu sabor fica diferente, é muito deliciosa. Experimentem!



Share: :

Ingredientes

  • 100g de açúcar
  • 50ml de água
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 100ml de natas
  • 1 pitada de flor de sal

Modo de Preparação

Calda de Caramelo salgada

Coloque o açúcar e a água numa panela pequena de fundo grosso.

Deixe ferver, segure o cabo da panela e faça movimentos circulares para mexer a calda, porém não mexa com colher ou espátula, faça isto de vez em quando.

Quando chegar na cor ambar, o que demora de 12 a 15 minutos, reduza o lume.

Adicione a manteiga e mexa muito bem com um fouet até uniformizar.

Em seguida coloque as natas e continue a mexer com o fouet, (tenha cuidado pois pode espirrar) até parar de fazer bolhas e o açúcar estar derretido e por fim desligue o fogão, coloque a flor de sal e misture mais um pouco.

Retire do lume coloque numa taça e deixe arrefecer completamente, pode usar em seguida ou deixar guardado por alguns dias no frigorífico bem tampado.

Bom apetite!

Nota: Na próxima postagem vou colocar um doce de bolacha que acabei usando esta calda de caramelo maravilhosa.

Dica: Se depois de frio você notar que ficou muito ralo, leve ao fogo novamente para ferver mais um pouco, sem mexer. Se ficou grosso demais, acrescente mais um pouco de natas e leve para ferver.

Coloque depois de frio, num frasco hermeticamente fechado e guarde no frigorífico, esta calda de caramelo aguenta-se bem uns 15 dias no frigorífico .