Bolo de fubá com goiabada, uma receita bem simples de preparar que faz sucesso, a massa cresce muito, fica bem fofinha e macia, é um dos bolos mais tradicionais da cozinha Brasileira, mas por cá também é muito apreciado…
Para quem gosta de bolos fofinhos e com sabor delicioso precisa fazer esta receita, além de tudo que não dá trabalho nenhum, pode ser preparada totalmente usando apenas o liquidificador. Eu fiz com a cobertura de goiabada que deixa este bolo ainda mais especial, mas pode fazer simples que também fica bom. Vi várias ideias deste bolinho mas a que mais me chamou a atenção foi do site da “dika da naka”. Experimentem!
Ingredientes
Para o bolo:
- 4 ovos
- 1 copo de 200 ml de açúcar
- 200 ml de óleo
- 200 ml de leite
- 1 copo de 200 ml de fubá
- 1 copo de 200 ml de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó para bolos
- 150 g de goiabada cortada em cubos pequenos
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
Para a cobertura:
- 200 g de goiabada cortada em cubos
- 120 ml de água
Preparação
Bolo de fubá com goiabada
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha de trigo uma forma redonda com furo no meio de 23-25 cm, reserve.
No liquidificador coloque os ovos, o leite, o óleo, o açúcar e bata bem por 1 minuto.
Numa taça peneire a farinha e o fubá deite a mistura do liquidificador numa taça e vá colocando aos poucos a mistura das farinhas, mexa até que se forme uma massa homogénea, por fim o fermento e mexa até estar tudo incorporado.
Despeje a massa na forma que reservou e por cima coloque a goiabada picada e enfarinhada com uma colher de farinha (veja o vídeo para verem como fiz).
Leve ao forno que já está pré-aquecido para assar por 40 a 45 minutos, ou até que inserindo um palito no centro do bolo o mesmo saia limpo.
Entretanto numa taça leve a goiabada com a água ao micro-ondas até derreter e formar uma calda (eu precisei de 4 minutos sempre a retirar e mexer bem após cada minuto na potência máxima), reserve e deixe arrefecer.
Retire do forno e deixe arrefecer em cima de uma grade antes de desenformar.
Depois do bolo frio e a calda também, desenforme e espalhe a calda pelo bolo a seu gosto.
Agora é servir uma boa fatia e delicie-se acompanhada com uma chávena de café.
Bom apetite!
Leia também: outras receitas de bolos de fubá.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!