Cavacas ou bolos de gema, receita maravilhosa de bolinhos que faz lembrar as festas populares, também conhecidas por bolos de gema, o seu sabor e a sua textura macia lembram a delicadeza do pão-de-ló, sendo cobertas com glacê depois de prontas…
Sua preparação varia de acordo com as regiões do país, mas estas são as mais consumidas e as mais conhecidas. São feitos em forma oval, com farinha, ovos, açúcar e clara de ovo. São doces típicos de Portugal, que são vendidos em feiras e festas regionais. Em algumas regiões, também são comidos na época da Páscoa e são ótimos para saborear ao lanche ou a acompanhar um café. Experimentem!
Ingredientes
Para os bolos:
- 6 gemas
- 3 ovos
- 150 g de açúcar
- 1 limão (a raspa)
- 220 g de farinha de trigo
- 2 colheres de chá de fermento em pó
Para o glacé:
- 1 clara
- 150 a 200 g de açúcar em pó
- 1 colher (sobremesa) de sumo de limão
Preparação
Cavacas ou bolos de gema
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre tabuleiros de irem ao forno com papel vegetal, reserve.
Bata os ovos inteiros, as gemas e o açúcar, na batedeira elétrica, por cerca de 15 minutos. Junte a raspa de limão, misture, acrescente a farinha cuidadosamente, mexendo de baixo para cima e por fim o fermento.
Coloque colheradas (usei colheres de sobremesa) de massa, afastadas entre si, nos tabuleiros forrados com papel vegetal que reservou e leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até ficar levemente dourado.
Depois de cozidas, retire os bolinhos com uma espátula e deixe-os arrefecer sobre uma rede.
Entretanto faça o glacé: Misture a clara com o açúcar em pó e mexa vigorosamente. Acrescente o sumo de limão e bata bem com a vara de arames, até obter uma pasta fofa e encorpada e consistente. A glacé, quando pronta, deve ficar branca, fofa e brilhante.
Depois é só barrar a parte de baixo dos doces, já frios, com esta pasta e deixe secar numa grade.
Quando a base já estiver seca, barre a parte de cima dos doces com a pasta e passe os dedos de forma a deixar as marcas (veja o vídeo como faço). Eu fiz metade da receita com o glacé e o a outra metade sem glacé. Deixe secar novamente e guarde depois de bem secos numa caixa hermética.
Agora é só deliciar-se com estes bolinhos tão deliciosos e bem tradicionais, com um bom café.
Bom apetite!
NOTA: Pode cobrir ou não os doces. Cobertos serão os doces brancos de romaria, bolos de gema ou cavacas. Se optar por não os cobrir serão os bolos amarelos de romaria. Estas cavacas são feitas em forma oval, do tamanho que você quiser, você pode fazê-las em círculos pequenos ou grandes.
Leia também: receita de doce Teixeira.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!
6 comentários a “Cavacas ou bolos de gema”
Ola. Vou esprementar. Obrigada
Olá,
Experimente sim vai gostar
Aninhas
Ola vivo no Chile e quise matar saudades fiz y ficaram espectacular EU sou de cinfaes do douro y sempre gustei destes doces muito obrigado
Olá,
Muito obrigado
Aninhas
Muito bons, tende quantos bolinhos mais ou menos?
Obrigada
Olá,
Rende á volta de 40 docinhos, eu fiz 24 com a glacê e 14 sem.
Aninhas