Bolo de chantilly e ananás, um clássico, muito bom para se fazer para um aniversário, como é molhadinho com a calda do ananás o bolo fica super fofo e cremoso, e claro com o chantilly que combina sempre bem com ananás…
Pode fazer uma decoração mais simples ou mais elaborada. Numa ocasião especial é sempre bom preparar um bolo delicioso e com excelente apresentação. É simplesmente divinal. É um bolo muito fácil de fazer, fica muito leve e saboroso, recheado com toda a frescura do ananás e das natas. Ideal para servir à sobremesa, numa festa ou só mesmo para se comer numa tarde quente de verão. Experimentem!
Ingredientes
- Para o bolo:
- 4 ovos
- 180 g de açúcar
- 180 ml de óleo girassol
- 180 ml de iogurte grego
- raspas de 1 limão
- 280 g de farinha de trigo T55
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Para recheio e cobertura:
- 400 ml de natas
- 100 g de açúcar em pó
- 1 lata pequena de ananás
- chocolate granulado q.b.
- chocolate derretido q.b.
- Physalis q.b.
Para a Calda:
- calda que coou do ananás
Preparação
Bolo de chantilly e ananás
Coloque o forno para pré aquecer a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe redonda.
Numa taça coloque os ovos junte o açúcar, mexa bem com uma vara de arames (se quiser pode usar a batedeira) até ficar uma massa fofa e esbranquiçada.
Junte o óleo e mexa mais um pouco adicione a raspa do limão e o iogurte, misture bem até ficar tudo homogêneo.
Peneire a farinha e adicione à mistura, aos poucos, e por fim junte o fermento mexendo somente para ficar tudo misturado.
Despeje na forma que reservou e leve ao forno por cerca de 30 a 35 minutos, ou até ficar lourinho mas antes de retirar faça o teste do palito para ter a certeza.
Quando o bolo estiver cozido, retire do forno e desenforme sobre um grade, deixe arrefecer totalmente.
Enquanto o bolo arrefece vou bater as natas: numa taça coloco as natas e com a batedeira começo a bater uns 2 minutos, e só depois junto o açúcar sem parar de mexer, continue a bater até chegar á consistência de chantilly, reserve no frigorífico.
Entretanto, coe o ananás e reserve a calda. Corte as rodelas de ananás em pedacinhos e coe novamente.
Depois do bolo frio, apare-o na parte de cima para ficar mais direitinho, e, corte-o ao meio com uma faca de serrilha com cuidado.
Coloque uma das metades num prato de servir, molhe com a calda do ananás, recheie com metade do chantilly, e cubra com os pedaçinhos de ananás.
Molhe também a outra metade do bolo e coloque-a, por cima do chantilly e dos pedaçinhos do ananás.
Com o restante chantilly, barre uniformemente o bolo com uma espátula, tentando que fique mais ou menos por igual (veja o vídeo).
Agora é só decorar a gosto, decorei as laterais com chocolate granulado, e derreti um pouco de chocolate, fiz umas riscas no topo do bolo e passei com um palito de churrasco, para cima e para baixo nos riscos (veja o vídeo como fiz) e coloquei umas Physalis para lhe dar mais um toque.
Reserve no frigorífico até à hora de servir. Depois de bem fresquinho é só se deliciar com uma boa fatia deste bolo que é uma maravilha.
Bom apetite!
DICA: Faça o bolo na véspera e guarde no frigorífico, ele fica melhor no dia seguinte, bem fresquinho.