Categorias
Curiosidades

Tangerina, conheça os superbenefícios desta fruta

Os superbenefícios da tangerina, diga sim a esta fruta da estação muito versátil, conheça as principais benesses da tangerina para a sua saúde…

Aproveitar a fruta da época é uma das melhores formas de variar a alimentação e fazer escolhas saudáveis.

A tangerina é uma fruta cítrica, aromática e rica em vitaminas e minerais, como a vitamina A, C, flavonoides, fibras, antioxidantes, óleo essencial e potássio. Graças as suas propriedades, possui diversos benefícios para a saúde, melhorando a saúde intestinal e estimulando o sistema imune.

Os benefícios da tangerina para o organismo são muitos:

  • Prevenção de doenças cardíacas, incluindo a ateroscleroses e o AVC;
  • Diminuição do colesterol mau, o LDL, já que é constituída por fibras;
  • Fortalecer o sistema imune, pois é rica em vitamina C;
  • Prevenção e controle da diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue devido às fibras;
  • Prevenção e controle da hipertensão arterial, pois é rica em potássio, mineral responsável por regular a pressão arterial;
  • Melhora da digestão e o funcionamento do intestino;
  • Favorece a perda de peso, pois possui poucas calorias e aumenta a sensação de saciedade;
  • Ajuda a combater a gripe e os resfriados, já que possui vitamina C;
  • Atua como calmante natural e é excelente para quem sofre de insônia.

Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, falou dos principais benefícios da tangerina para o organismo.

Sistema imunológico

A tangerina é rica em vitamina C, um nutriente determinante para aumentar a imunidade, combatendo doenças infecciosas como constipações e gripes: “Esta vitamina ajuda ainda a elevar a absorção do ferro no processo digestivo, o que auxilia na prevenção da anemia”.

Ação antioxidante

As propriedades antioxidantes do fruto ajudam a controlar os níveis do colesterol. O colesterol alto pode causar doenças cardiovasculares como ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs), que podem ser fatais. Mais ainda, previne o cancro e o envelhecimento das células, ou seja, ajuda a diminuir o aparecimento de rugas e a manter um aspecto saudável da pele.

Fonte de energia

A tangerina é uma ótima fonte de energia devido aos hidratos de carbono que integram a sua composição e às suas propriedades cítricas: “Assim como a maioria dos alimentos com essas características, a fruta dá mais ânimo ao organismo, e, por consequência, disposição ao corpo para exercer as atividades diárias”.

Digestão

A presença das fibras, substâncias antioxidantes e da vitamina A contribuem também para acelerar o metabolismo, melhorando o processo digestivo e intestinal. Com isso, a tangerina também atua como agente de desintoxicação do corpo e queima de gorduras localizadas: “É por esse motivo que a fruta é combinada com outros alimentos nos populares sumos detox, potencializando a limpeza do organismo aliada aos demais benefícios para a saúde”.

Esta fruta pode ser consumida em qualquer momento do dia ou ser incorporada em algumas receitas para preparar sucos ou sobremesas.

SUGESTÃO: veja como preparar um delicioso bolo de tangerina, uma receita simples e econômica, um bolo bem aromático e muito fofinho.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de tangerina:

Composição nutricionalQuantidade
Energia44 kcal
Proteínas0,7 g
Carboidrato8,7 g
Gorduras0,1 g
Água88,2 g
Fibras1,7 g
Vitamina A33 mcg
Carotenos200 mcg
Vitamina C32 mg
Cálcio30 mg
Magnésio9 mg
Potássio240 mg

As folhas da tangerina podem ser utilizadas para preparar infusões e o seu nome científico é Citrus reticulata, podendo ser encontrada em supermercados, mercados municipais e lojas de produtos naturais.

A tangerina também é utilizada na fabricação de produtos de beleza como cremes para a pele e para o cabelo. O extrato de tangerina tem o poder de atuar como adstringente e hidratante, nutrindo a pele e ajudando a clarear manchas. Nos cabelos, o extrato dessa fruta atua evitando a seborreia e estimulando o crescimento dos fios.