Este mineral é um dos maiores aliados da saúde muscular, mas será que é consumido em doses suficientes? Conheça alimentos ricos em magnésio…
O magnésio é um micronutriente, mais concretamente, um mineral essencial para a nossa saúde e é responsável por mais de 300 funções bioquímicas no nosso organismo. Tem a função reforçar o bom funcionamento do sistema imunitário, dos nervos, dos músculos, dos ossos e ainda do coração.
O défice de magnésio é responsável pelo desenvolvimento de problemas de saúde como a osteoporose, diabetes tipo 2 e fibromialgia.
Apesar de toda a sua relevância no panorama da saúde pensa-se que a taxa de pessoas que sofrem da sua deficiência é muito grande, sendo que a maioria nem sonha estar com os níveis de magnésio baixos não sabendo as consequências desse défice mineral.
Algumas das principais funções que necessitam de magnésio são:
- Síntese proteica
- Controle da glicose no sangue
- Regulação da pressão arterial
- Metabolismo energético
- Produção da glutationa antioxidante
Principais patologias de saúde que têm sido associadas a uma deficiência de magnésio:
- Desequilíbrio hormonal
- Fibromialgia
- Ataque cardíaco
- Diabetes tipo 2
- Osteoporose
- Constipação
- Enxaquecas
- Ansiedade e depressão
Uma alimentação cuidada e variada é uma forma de evitar a carência deste nutriente, algo que pode acontecer pela ingestão insuficiente do mesmo ou por problemas no que diz respeito à sua absorção.
As pessoas com diabetes tipo 2 são as que devem preocupar-se mais com a dose diária recomendada, que varia de pessoa para pessoa, assim como a absorção do próprio mineral. Contudo, todas devem prestar atenção aos vários sintomas que o corpo dá quando os níveis de magnésio estão baixo.
Náuseas, fadiga e/ou fraqueza muscular, passando pela perda do apetite, pela dor de cabeça e até mesmo um aumento da ansiedade. Estes são apensa alguns dos sinais de alerta de deficiência, assim como o ritmo cardíaco irregular, conta o site da revista Heatlh. E o risco de excesso, existe? Sim e com ele vêm outros sintomas importantes de conhecer, como a diarreia, a dor abdominal e até a arritmia.
Como evitar a carência de magnésio
A dose diária recomendada de magnésio para um adulto saudável é de 310 miligramas, podendo este valor variar de pessoa para pessoa e oscilar entre faixas etárias.
Este mineral pode ser facilmente encontrado em alimentos comuns do dia a dia, como os vegetais de folha verde escura, as sementes e os frutos secos, sendo a amêndoa e o caju as melhores fontes.
Como não poderia deixar de ser, a banana também entra no leque de melhores fontes de magnésio, dividindo o protagonismo com o tofu, o feijão preto, o abacate, a ameixa e o arroz integral.
Leia também: alimentos saudáveis que combatem a fadiga.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!