Categorias
Curiosidades

Sardinha, alimento barato, saudável e versátil

Peixe de baixíssimo preço, a Sardinha é rica em proteína, cálcio e vitamina B12, e tem mais ômega-3 do que o salmão…

Geralmente vendida em lata por ser altamente perecível, esse pequeno peixe possui muitos nutrientes, que podem ser úteis na prevenção de várias doenças. Que tal ficar por dentro dos benefícios da sardinha para a saúde?

Entre os benefícios para a saúde estão a prevenção da depressão, doenças do coração, do pulmão e o fortalecimento da memória.

Os super benefícios da sardinha

Previne doenças cardíacas: A sardinha é rica em ácidos graxos ômega 3, que são muito indicados na prevenção de doenças cardíacas. Pesquisas mostraram que o ômega 3 diminui os níveis do colesterol ruim no organismo, além de eliminar a placa arterial que bloqueia as artérias e aumenta a pressão sanguínea.

É boa para o cérebro: A sardinha possui uma grande quantidade de vitamina B12, que é muito importante para o desenvolvimento das funções do nosso sistema nervoso. A falta de vitamina B12 no organismo já foi ligada ao surgimento de doenças como o Alzheimer em algumas pessoas. Além disso, essa vitamina é muito eficiente no combate à anemia.

Fortalece os ossos: A sardinha é uma boa fonte de cálcio, que é essencial para o fortalecimento dos ossos. Uma boa quantidade de cálcio, juntamente com a prática de exercícios físicos, pode contribuir bastante para a saúde dos ossos e prevenir doenças como a osteoporose.

Previne a degeneração macular: A degeneração macular relacionada à idade é uma condição que resulta na perda da visão e que é geralmente observada em pessoas com 50 anos ou mais. Estudos recentes mostraram que consumir peixes como a sardinha ajuda a diminuir o risco do desenvolvimento dessa doença. Portanto, não hesite em incluir esse peixe na sua dieta e cuide da saúde dos seus olhos!

Atua na prevenção do câncer: Pesquisas sobre o câncer já mostraram que a ingestão de cálcio e vitamina D pode ser muito útil na prevenção de certos tipos de câncer, como o câncer colorretal. A sardinha é uma ótima fonte de cálcio e vitamina D, o que a torna um alimento muito indicado para esse fim.

Cuida da pele: As gorduras essenciais encontradas nas sardinhas desempenham um papel essencial na saúde das células da pele. Isso não só previne possíveis inflamações da pele, como também a deixa mais bonita e macia.

Leia também: receita de sardinhas assadas na brasa.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de sardinha fresca:

Composição nutricionalValor
Calorias208 kcal
Gorduras Totais11 g
Gorduras Saturadas1,5 g
Gorduras Poliinsaturadas5 g
Gorduras Monoinsaturadas3,9 g
Colesterol142 mg
Sódio505 mg
Potássio397 mg
Proteínas25 g
Vitamina A108
Cálcio382 mg
Ferro2,9 mg
Vitamina D193 IU
Vitamina B60,2 mg
Cobalamina8,9 µg
Magnésio39 mg

Como comprar: No momento de ir à peixaria, lota ou supermercado, olhe bem para o aspeto das sardinhas, de modo a certificar-se que elas são bem frescas. Por isso, tenha em atenção os seguintes aspetos:

– Pele firme e brilhante e um odor fresco e agradável.
– Olhos limpos, brilhantes e salientes.
– Escamas que não descamem.
– Guelras rosadas.

Pode consumir a sardinha em conserva, privilegie as que usam água ou molho de tomate, pois este serve como conservante e não é usado sal. Outra dica é que deve evitar fritar este alimento, pois perde todas as propriedades funcionais e o ômega-3 não estará presente. Para potencializar a ação do ômega-3 deve usar azeite extravirgem e salsinha depois de assar ou grelhar o peixe.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!