Curiosidades, em Por victei

Saiba porque deve incluir a semente chia na sua dieta

Saiba porque deve incluir a semente chia na sua dieta. Rica em nutrientes, a semente é alternativa para uma alimentação saudável…

A chia é uma semente rica em vitaminas e proteínas que, se consumida diariamente, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Faz, por isso, parte da dieta daqueles que procuram uma vida mais saudável.

Origem da chia semente chia

A chia é uma planta originária das das regiões da Guatemala, do México e da Colombia, entre América Central e América do Sul, e são usadas a milhares de anos pelos povos que viviam nessas áreas. A medicina descobriu a semente de chia a pelo menos cem anos, e desde então, seu uso tem beneficiado muitas pessoas, que buscam alternativas menos agressivas para a saúde.Um dos motivos destacados para seu consumo diário é a facilidade na forma de consumir: é possível incluir chia em qualquer receita, desde bolos até sobremesas.“Uma boa ideia é consumir a semente chia misturada no iogurte, no leite ou no sumo. Há inúmeras possibilidades, já que não tem paladar nem cheiro marcantes. Pode ser incluída em bolos, biscoitos, saladas, entre muitas outras combinações”, explica Maria Laura Álvares Lobo, farmacêutica responsável da Meissen – empresa de produtos naturais. “A única proibição é consumi-la sozinha, porque é uma semente que absorve muita água do organismo, o que pode trazer malefícios à saúde”, diz a farmacêutica.

Motivos para incluir semente chia na sua dieta:

É rica em proteínas, cálcio, vitaminas e ómega 3: Apesar de muito pequena, a chia é uma semente rica em diversas vitaminas, cálcio, minerais, fibras e ómega 3. A cada 20g, 4g são de proteína vegetal.Provoca saciedade: Se a ideia é diminuir a quantidade de alimentos ingeridos, a chia também pode ajudar. Isso porque, em virtude do seu alto valor nutritivo, provoca uma sensação de saciedade, permitindo que a pessoa consuma menor quantidade de outros alimentos ou consiga espaçar de forma adequada as refeições.Ajuda na saúde intestinal: Por ser fonte de fibras, a chia auxilia no funcionamento geral do organismo e facilita a atividade do intestino, o que traz muitos benefícios à saúde e ao bem-estar.Para que e faça um melhor aproveitamento, Maria Laura aconselha a que se ingiram 20g por dia, divididas em duas porções de 10g. O ideal é ingerir uma porção de manhã e outra à noite.