Categorias
Bolos e Doces Natal Sobremesas

Pão de Ló Húmido de Chocolate

Receita de um delicioso “Pão de Ló Húmido de Chocolate” que fica fofo e húmido, no meio fica um pouco mal cozido, como se tivesse um delicioso creme de chocolate. Uma ótima ideia para fazer para esta época que estamos a entrar…

Cá em casa está aprovadissima esta receita e sempre que a faço desaparece rapidamente. Quanto menos tempo de forno mais cremoso e húmido fica. Um bolo delicioso que nos faz lembrar o pão de ló de Ovar na versão chocolate só que com muito menos ingredientes e muito fácil de fazer. Experimentem!



Ingredientes
  • 4 ovos inteiros
  • 4 gemas
  • 200 gr de açúcar
  • 80 gr de chocolate em pó
  • 100 gr de farinha de trigo sem fermento
  • 1 pitada de sal
Modo de Preparação

Pão de Ló Húmido de Chocolate

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Forre uma forma redonda sem buraco com papel vegetal untado com manteiga, reserve.

Junte os ovos inteiros com as gemas, o açúcar, a pitada de sal e bata durante 7 a 10 minutos (ou até dobrar de volume e ficar uma massa esbranquiçada e fofa).

Numa taça peneire a farinha com o chocolate e misture à massa das gemas delicadamente até ficar tudo incorporado.

Deite a massa na forma forrada com papel vegetal que reservou e leve ao forno que já está pré-aquecido a 200º, durante mais ou menos 15 minutos a essa temperatura e depois deixo mais 5 minutos a 190ºC, o tempo que eu indico na receita é o meu gosto pessoal, se quiser o pão de ló mais húmido deve deixar somente 15 minutos, máximo 17 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer um pouco retire-o da forma com a ajuda do papel vegetal e coloque-o em cima de uma grade e deixe arrefecer (este bolo tem tendência a baixar no centro, quanto mais húmido fica, mais baixa depois de cozido) .

Agora é só saborear esta delícia de pão de ló de chocolate acompanhado com cafezinho ou com um cálice de vinho do porto.

Bom apetite!

Dica: O único “truque” deste bolo que não tem nada de complicado é que deve bater muito bem a gemada antes de juntar a farinha.

Para ter a certeza de este pão de ló fica a seu gosto, o melhor é ir vigiando, porque depende sempre dos fornos, e não convém que coza demais. Vê-se que está no ponto quando se espeta um palito num dos cantos não no meio e este sai mais sequinho.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *