Bolos e Doces, Pão e Pizzas, em Por Aninhas

Pão de Leite Macio

Gostou do video?Subscreva o canal agora!

Pão de Leite Macio – Esta receita de pão de leite macio é delicioso e muito fácil de fazer, massa leva ingredientes muito simples, ficam uma delícia, são ideais para o pequeno almoço ou para fazer um lanchinho bem saboroso…

Essa receita leva muitos poucos passos, é só ter paciência para ele levedar. Se você não resiste ao sabor do chocolate, precisa experimentar então esta receita, estes pãezinhos ficam ainda mais saborosos com o chocolate de 2 sabores, que são adicionadas por cima do pão e lhe dá aquele toque bem especial. Experimentem!


Share: :

Ingredientes

    Para a esponja

  • 185g de leite morno
  • 4g fermento seco para pão
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de farinha para pão
  • Para o Pão

  • 250g de farinha de pão
  • 30g de açúcar
  • 3g de sal
  • 20g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
  • Para cobertura

  • 40g chocolate de leite ou preto
  • 40g de chocolate branco

Modo de Preparação

Pão de Leite Macio

Num copo coloque o leite morno dissolva o fermento, 1 colher de (chá) de açúcar dos ingredientes da receita, uma colher de (chá de farinha) mexa bem tape e deixe ficar assim por uns 5 minutos.

Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar e o sal mexa tudo.

Abra uma buraco no meio da farinha e comece a acrescentar o leite com o fermento que reservou.

Ligue a batedeira no mínimo e deixe o líquido ir se misturando à farinha que está em volta.

Quando tudo tiver se misturado por completo, ou seja, toda a farinha em volta foi incorporada ao líquido, aumente a batedeira um pouco e deixe sovar por aproximadamente 5 minutos ou até a massa estar a ficar lisinha.

Adicione a manteiga á temperatura ambiente e amasse por mais 10 minutos.

Quando a massa estiver bem lisa e bem elástica, unte uma tigela com um pouco de azeite e coloque a massa, cubra com película aderente e um pano e deixe ela crescer por 1 a 1 hora 30 minutos.

Com a massa levedada coloque-a numa bancada polvilhe um pouquinho de farinha se precisar, com as mãos retire o ar e dê-lhe um formato em redondo, divida-a em 16 pedaços e faça-os bolinhas.

Cubra-as com película aderente e um paninho e deixe-os por uns 15 minutos a descansar.

Depois de descansar, calque as bolinhas com a mão, arredondando-as, alise bem a superfície da massa e feche firmemente a costura, para ficarem bem fechadas e lisinhas (veja o vídeo).

Vá arrumando as bolinhas numa forma quadrada forrada com papel vegetal.

Cubra-as novamente com película aderente e um pano deixe-as em um local quente até que elas dobrem de volume, as bolinhas vão crescer e ficar lindas.

Pré-aqueça o forno a 180 ℃ um pouco antes de as bolas estarem levedadas, pincele-as com um pouco de leite morno e leve ao forno, na grade do meio, até que os pãezinhos estejam douradinhos, no meu forno levou em torno de 15 a 20 minutos.

Retire da forma e coloque-as em cima de uma grade para arrefecer.

Entretanto derreta 40 gr de chocolate de leite e 40 gr de chocolate branco, com uma colher pequena, faça uns risquinhos primeiro com o chocolate escuro e depois com o branco intercalado (veja o vídeo para perceber melhor).

Agora é só saborear este belo pãozinho bem macio e fofinho com uma chávena de chá e se deliciar.

Bom apetite!

Dica: o leite deve ser mesmo morno, aquele morninho que você aguenta nas costas da mão, este cuidado é fundamental, pois se o leite estiver muito quente, ele inibe a ação do fermento em pó e o seu pão não cresce.

Para o pão crescer bem quando está frio eu ligo o forno em temperatura alta por 20 segundos, desligo e coloco a forma coberta com o pano de prato húmido dentro dele.