Categorias
Curiosidades

Os benefícios do ovo para a saúde

Conheça os benefícios do ovo para a sua saúde, brancos, beges, acastanhados, são todos ovos de galinha, mas a sua cor pode variar um pouco…

A cor da casca e da gema não reflete o valor nutricional do ovo, pois a cor da casca está relacionada com a raça da galinha, por exemplo, as galinhas de penas vermelhas ou escuras põem ovos mais acastanhados, as galinhas de penas brancas ou claras, põe ovos de casca branca.

Já a cor da gema, depende da alimentação da galinha, por exemplo se a alimentação da galinha for à base de milho a gema vai ser mais amarela, ou seja, a alimentação da galinha influencia o sabor, quanto mais natural for, melhor será o sabor.

O ovo é um alimento nutricionalmente rico, tendo por isso benefícios para a saúde.

Benefícios do ovo para a saúde

Embora muitas pessoas acreditam que o ovo engorda e aumenta o colesterol, o ovo é um alimento fundamental para quem quer emagrecer com saúde, vários estudos, indicam que não afeta de maneira negativa as concentrações sanguíneas de colesterol total e LDL (colesterol ruim).

Depois do leite materno o ovo é o alimento mais completo que existe na natureza. É usado em alguns países para tratamento de diabetes e obesidade por conter gorduras estratégicas.

Ajuda a manter os níveis de açúcar baixos no sangue e a gordura presente nos ovos não engorda e faz bem para a sua saúde.

Ovos têm alto valor biológico, contém vitaminas A, D, E, K e do complexo B (B1, B3 e B12), além de serem fonte de cálcio, ferro, zinco e manganês. Com apenas cerca de 75kcal cada um, possuem poucas calorias, comparado-se a outras fontes de proteína animal.

Contém zeoxantina, uma substância fundamental para melhorar sua visão, portanto o aumento do consumo de ovos pode melhorar sua visão.

Os ovos também são ricos em proteínas. Contem proteína de alto valor biológico contendo todos os aminoácidos que o seu corpo precisa.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional num ovo de 53 g:

Composição nutricionalGemaClara
Calorias57,5 kcal14,3 kcal
Proteína2,7 g3,3 g
Gordura total5,2 g0,1 g
Colesterol215,0 mg0 mg
Vitamina A84,0 µg0 µg
Fósforo80,6 mg4,0 mg

Classificação de “S” a “XL” indica o peso

Os ovos são classificados em duas categorias: A e B. Os de Categoria B são exclusivamente destinados ao uso industrial. Os que encontra à venda no comércio a retalho são de Categoria A e são classificados em função do peso.

ClassePeso
Calorias31 kcal
XL Gigante≥ 73 g
L Grande≥ 63 g e < 73 g
M Médio≥ 53 g e < 63 g
S Pequeno< 53 g

Como conservar os ovos

As embalagens e, por vezes, os ovos indicam uma data de durabilidade mínima, que não pode exceder os 28 dias depois de os ovos serem postos. Deve conservar os ovos no frigorífico independentemente da data. De preferência, guarde-os com a parte mais fina do ovo para baixo, assim a câmara de ar no interior do ovo mantém-se no lugar e a gema no centro.

Os ovos não devem sofrer grandes variações de temperatura, pois quando a temperatura desce rapidamente, a câmara do ovo contrai-se, as bactérias e a água que se forma por condensação na superfície podem ser absorvidas para o interior. Se a temperatura ambiente da casa for muito elevada, coloque os ovos previamente numa zona fresca e só depois no frigorífico.

Lave-os apenas antes da sua utilização imediata, para não danificar a cutícula que protege da entrada de bactérias.

Dica: Para que os ovos não se partam na cozedura, adicione vinagre antes de a água ferver. Cozinhe bem os alimentos com ovos: bactérias como a salmonella são destruídas pelo calor.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *