Ainda não se rendeu à aveia? É um dos cereais mais nutritivos e versáteis, se ainda não a inclui na alimentação, veja porque deve fazê-lo…
A aveia é um cereal nutritivo que faz parte de diversas receitas e pode ser consumida em vários momentos do dia, apesar de ser ligada ao café da manhã.
Não se rendeu ainda à aveia?
Conheça bons motivos para fazê-lo:
Proteína, fibra, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e ácido fólico. Estes são os principais componentes da aveia, um dos cereais mais nutritivos, versáteis e adequados para os vários tipo de dieta.
Quando aliada a outros ingredientes, como os espinafres, a canela e as sementes de cânhamo, a aveia pode dar origem a uma refeição bastante saudável e equilibrada, contudo, são necessários alguns cuidados para que o seu consumo não leve a um ganho de peso e, por consequência, a problemas de saúde como a obesidade ou a diabetes.
O consumo regular e equilibrado de aveia tem um impacto verdadeiramente positivo na saúde, estando diretamente associado a melhorias no sistema digestivo e ainda a uma regulação mais eficaz dos níveis de açúcar no sangue. Mas existem outros bons motivos para se render a este cereal e a revista Health lista alguns:
Coração mais saudável: Por conter beta-glucano (um tipo de fibra), a aveia é capaz de facilitar a redução dos níveis de colesterol, um dos fatores que mais promove a boa saúde cardiovascular.
Mais saciedade: Os elevados níveis de fibra solúvel e insolúvel presentes na aveia fazem deste cereal um dos melhores ‘combustíveis’ para o organismo, uma vez que promove uma sensação de saciedade a longo prazo.
Sistema digestivo mais eficaz: Mais uma vez, a fibra presente neste cereal assume-se como a protagonista do seu impacto positivo no organismo, sendo a responsável pelo bom funcionamento do sistema digestivo, o que, por si só, previne condições como a prisão de ventre.
Oferece um vasto leque de nutrientes: Além de todos os micro e macronutrientes que mencionamos acima, a aveia possui ainda ácidos gordos ómega 3, um outro componente que favorece não só a saúde do coração, como também a memória. Além disso, traz benefícios ao sistema imunitário.
Mantém a diabetes longe: Ao conseguir regular de forma eficaz os níveis de açúcar no sangue, o consumo regular de aveia mostra-se, assim, capaz de prevenir o aparecimento da diabetes tipo 2.
Leia também: receita caseira de panquecas de aveia.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!