Categorias
Bolos e Doces Cozinha Portuguesa

Geleia de marmelo caseira

Geleia de marmelo caseira, receita feita normalmente aquando à marmelada para fazer o aproveitamento dos caroços e/ou das cascas dos marmelos…

A geleia caracteriza-se pelo seu aspeto semitransparente e consistência gelatinosa, associados ao seu sabor apurado e delicioso. Este doce bem conservado dura mais ou menos por 1 ano e pode ser usado para pincelar bolos ou tartes de fruta, conferindo-lhes um aspeto brilhante, decorar ou rechear bolos, tortas ou tartes, ou simplesmente para acompanhar torradas, tostas ou umas bolachinhas. Experimentem!



Ingredientes
  • 1 kg caroços de marmelos
  • 1,5 l de água
  • 500 g de açúcar
Preparação

Geleia de marmelo caseira

Comece por colocar numa panela com um 1,5 litros de água, todos os caroços que reservou dos marmelos que fez a sua marmelada caseira, deixe cozer lentamente e reduzir bastante, pelo menos metade.

Depois passe o liquido por um coador de rede fina e um pano limpinho para reter todas as impurezas e ter um liquido claro e límpido, deixe escoar muito bem.

Meça o líquido que deu e coloque-o novamente na panela, junte mais ou menos 2/3 do volume do líquido em peso de açúcar (no meu caso, deu 800 ml e coloquei 500 g de açúcar). Mexa e deixe ferver em lume médio durante 15 a 20 minutos.

Quando atingir o ponto de pérola, retire. Caso queira uma geleia mais espessa deixe mais um pouco ao lume. Eu gosto de deixar a geleia um pouco mais liquida para ser mais fácil para barrar os bolos.

NOTA: O ponto de pérola consiste quando ao vertermos de uma colher um pouco de calda, forma-se um fio resistente e na extremidade um pontinho semelhante a uma pérola.

Coloque a geleia em frascos que vedem bem e que estejam previamente esterilizados (esterilizei os meus no micro-ondas por 5 minutos). Tape os frascos e deixe arrefecer e guarde.

DICA: Para esterilizar os frascos, encha-os até meio com água e leve ao microondas na potência máxima durante 5 minutos. Passe as tampas por água fervida também. Antes de colocar o doce sacuda bem para retirar excesso de água.

Está pronto este delicioso docinho bem tradicional e sirva com umas torradas ou bochinhas da água e sal e delicie-se.

Bom apetite!

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *