Doce da Teixeira ou bolo Teixeira) é um doce típico das nossas festas e romarias, este bolo é de origem de Baião, Norte de Portugal, sabe-se que o seu nome deriva da terra onde supostamente terá surgido freguesia da Teixeira…
Basicamente é um bolo não muito doce, de sabor intenso e característico, devido ao uso do limão e, em alguns casos, da canela que lhe dão aquele toque. A receita não é a tradicional pois está um pouco incompleta, há um ingrediente que falta e ninguém sabe qual é pois ainda continua só a ser conhecido pelas pessoas da região.
Apesar de tudo e de tantas receitas que tenho feito este foi o bolo, que achei o mais parecido que consegui fazer até agora. Experimentem!
Ingredientes
- 300 g de açúcar amarelo
- 2 ovos
- 350 g de farinha de trigo T55
- 150 g de farinha de milho
- 400 ml de água morna
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sobremesa) de canela em pó
- 1 limão (a raspa)
- 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
- óleo q.b. (para untar a forma)
Preparação
Doce da Teixeira
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com 31*21*5 cm com óleo e reserve.
Numa taça coloque o açúcar junte os ovos e bata com umas varas de arames.
Em seguida junte alternadamente as duas farinhas e a água morna e misture muito bem.
Acrescente o bicarbonato de sódio, a pitada de sal, a canela e a raspa de limão e volte a mexer até estar tudo incorporado.
Coloque o batido no tabuleiro que reservou e leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos, ou até fazer o teste do palito e sair limpo.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco ou até conseguir manusear o tabuleiro sem se queimar desenforme, coloque-o em cima de uma rede e aí deixe-o arrefecer totalmente.
Depois é só servir uma boa fatia com um café e delicie-se com este maravilhoso bolinho e bem português.
Bom apetite!