Categorias
Curiosidades

Conheça os surpreendentes benefícios da cenoura

A cenoura não é um alimento popular, mas traz muita saúde, conheça aqui os benefícios e as razões para comê-las com mais frequência…

A cenoura pode não ser um alimento da moda, mas o seu consumo pode trazer inúmeros benefícios à saúde, é uma raiz que possui uma variedade de nutrientes importantes e é muito recomendada para quem busca manter uma dieta saudável e de poucas calorias.

Os benefícios surpreendentes da cenoura

Colesterol mais baixo: As cenouras contêm fibra solúvel que pode ser a razão pela qual demonstram diminuir o colesterol, de acordo com um estudo publicado no European Journal of Nutrition.

Reduzir o risco de cancro: Um estudo publicado no American Journal of Cancer Research descobriu que o alfacaroteno e os bioflavonoides nas cenouras têm sido associados a menores riscos de cancro, principalmente o cancro do pulmão.

Visão nítida: As cenouras não curam problemas de visão preexistentes, mas podem ajudar a proteger contra problemas de visão causados pela deficiência de vitamina A.

Perda de memória lenta: Investigadores alemães descobriram que os participantes do estudo com demência leve tinham uma quantidade significativamente menor de vitamina C e beta-caroteno do que um grupo controlo.

Reduzir o risco de diabetes tipo 2: As cenouras contêm beta-caroteno, um poderoso antioxidante que os investigadores japoneses associaram a menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Reforça a saúde óssea: As cenouras também contêm pequenas quantidades de outros nutrientes vitais, como vitamina C e cálcio que ajudam no fortalecimento dos ossos.

Um outro uso que a cenoura tem é para a higiene dos dentes. Se consumida crua, é capaz de limpar os dentes e a boca, raspando a placa bacteriana dos dentes e retirando resíduos de alimentos. O cabelo é outra parte do corpo beneficiada por esse legume já que os carotenoides e a vitamina A presentes ajudam a deixá-lo forte, hidratado e brilhante.

Na culinária, a cenoura é utilizada em diversos tipos de pratos. Pode ser consumida em saladas, tanto crua como cozida. Como ingrediente, seu uso pode ser feito em bolos e tortas com cobertura de chocolate para sobremesas. Suflês, sopas, cremes também podem ser preparados como essa raiz. No dia-a-dia, é uma ótima adição para acompanhar pratos com carnes, harmonizando bem com essas fontes de proteína, e os deixando menos gordurosos.

SUGESTÃO: receita de um creme de cenoura saudável.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de cenoura:

Composição nutricionalCruaCozida
Energia (kcal)1917
Água (g)9291,7
Proteínas (g)0,60,7
Lípidos (g)00
Hidratos de carbono (g)4,43,6
Fibra (g)2,63,0
Carotenos (µg)56005780
Vitamina E (mg)0,500,50
Ácido Fólico (µg)2816
Potássio (mg)312215
Cálcio (mg)4145

Como comprar e conservar: Opte por cenouras de tamanho pequeno ou médio porque são normalmente as mais saborosas. A cor deverá ser laranja vivo e apresentar uma textura firme. Evitar cenouras com mazelas, manchas e que se apresentem flácidas. As cenouras frescas conservam-se durante bastante tempo quando armazenadas num local fresco e arejado. No frigorífico poderão ser conservadas durante 2-3 semanas.

Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!