Casca dos vegetais está cheia de fibra, ao não descascar alguns vegetais vai poupar tempo e aproveitar os alimentos e os nutrientes ao máximo…
Uma das partes mais entediantes de cozinhar é ter de descascar os vegetais, podendo tomar-lhe cerca de 10 minutos extra na preparação das refeições.
E no final fica uma pilha de cascas para deitar fora que, na verdade, estão cheias de nutrientes e fibra e, em certos casos até podiam ser aproveitadas. Mas quais é que pode aproveitar e quais é que tem mesmo de retirar?
Casca dos vegetais está cheia de fibra
A nutricionista Amy Gorin na revista “Self” refere que ao descascar alimentos como cenouras, pepinos, batatas, beringela ou curgete está a desperdiçar muitas vitaminas, minerais e fibra.
As cascas geralmente não alteram muito o sabor dos vegetais, nas que ficarem mais amargas pode corrigir o sabor com algo doce e ácido como o vinagrete, e podem em muitos casos ser mantidas depois de serem bem lavadas.
Beterrabas, batata doce e cenouras, como estão em contacto com a terra, devem ser bem esfregadas com uma escova ou esponja da loiça e lavas antes de as poder preparar com casca.
Os vegetais que têm cascas muito grossas não comestíveis deve continuar a descascar, como a abóbora, os nabos ou os que têm camadas externas fibrosas como as cebolas.
Leia também: alimentos que ajudam a combater a anemia.
Gostou? Faça gosto, comente e partilhe com os seus amigos a nossa página!